Abertas 78 vagas para concurso em Mogi das Cruzes/SP

Chances no concurso da Prefeitura de Mogi das Cruzes estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições começam em 23 de outubro

Samuel Peressin   Publicado em 19/10/2017, às 10h30

Cidade com cerca de 430 mil habitantes, Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, abriu concurso público para preencher 78 vagas, além de formar cadastro reserva (CR), no quadro de servidores efetivos da prefeitura. Do total de oportunidades, oito são destinadas a pessoas com deficiência.  

Quem não completou o nível fundamental pode concorrer ao cargo de pedreiro (1 posto e salário de R$ 1.819,99), enquanto aqueles que concluíram tal ciclo escolar estão aptos a disputar as funções de agente sepultador (2 - R$ 1.879,40), operador de máquinas (1 - R$ 2.753,15) e soldador (1 - R$ 3.849,52).

A seleção traz ofertas com exigência de ensino médio para agente escolar (5 - R$ 1.763,92) e auxiliar de apoio administrativo (5 - R$ 2.753,15). Também serão selecionados 15 guardas municipais (dez do sexo masculino e cinco do feminino). A carreira paga R$ 2.216,68 e é restrita a participantes com idade entre 21 e 35 anos, CNH categoria "AB" e altura mínima de 1,60m (mulheres) e 1,68m (homens).

Em nível superior há oportunidades no concurso da Prefeitura de Mogi das Cruzes para arquiteto (CR - R$ 7.147,57), dentista (1 - R$ 5.441,51), enfermeiro auditor (1 - R$ 5.121,39) e médico nas seguintes áreas: auditor (1), clínico geral (21), ginecologista (10), pediatra (10) e psiquiatra (4), com vencimentos de R$ 6.401,67.
 

Concurso Prefeitura Mogi das Cruzes: inscrições e provas

 
Organizado pela Vunesp, o concurso da Prefeitura de Mogi das Cruzes recebe inscrições entre 23 de outubro e 29 de novembro, por meio do site www.vunesp.com.br. O valor das taxas é de R$ 35 para empregos de nível fundamental, R$ 51,50 de médio e R$ 60 de superior.

Todos os candidatos farão, em 14 de janeiro, prova objetiva com 40 ou 50 questões de múltipla escolha, a depender do cargo, sobre conhecimentos gerais e específicos.

O processo seletivo inclui ainda: teste prático para agente sepultador, operador de máquinas, pedreiro e soldador; e aferição de altura, exame físico e avaliação psicológica para guarda municipal, em datas a serem definidas.

A validade do concurso da Prefeitura de Mogi das Cruzesserá de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal, conforme estabelecem os editais - disponíveis para consulta entre os anexos da notícia.
 

Atribuições do agente sepultador no concurso da Prefeitura de Mogi das Cruzes


Controlar, segundo normas estabelecidas, o cumprimento das exigências para sepultamento, exumação e localização de sepulturas; preparar sepulturas, escavando a terra e escorando as paredes da abertura, ou retirando a lápide e limpando o interior das covas já existentes, para o sepultamento; carregar e colocar o caixão na cova aberta; manipular as cordas de sustentação, para facilitar o posicionamento do caixão na sepultura; fechar a sepultura, recobrindo-a de terra e cal ou fixando-lhe uma laje, para assegurar a inviolabilidade do túmulo; manter a limpeza e conservação de jazigos e covas; realizar a exumação dos cadáveres, quebrando o lacre que une as placas de cimento e as paredes do túmulo e/ou cavando a terra até a urna, retirando os restos mortais, transferindo-os para urnas menores ou outro recipiente; realizar, em alguns casos, a cremação do cadáver; zelar pela conservação de cemitérios, máquinas e ferramentas de trabalho; zelar pela segurança do cemitério; executar outras atribuições afins.

Concurso Prefeitura Mogi das Cruzes: atribuições do agente escolar


Coordenar a movimentação de alunos no estabelecimento de ensino, na entrada e saída, durante as aulas e intervalo, no recreio e na merenda. Auxiliar a direção da escola na coordenação de turno. Encaminhar e acompanhar os alunos quando da realização de atividades extraclasse e curriculares. Subsidiar as atividades curriculares e extracurriculares, viabilizando o uso de material didático-pedagógico. Receber e entregar correspondências. Acompanhar alunos quando solicitado pela direção da escola. Auxiliar o professor na sala de aula, quando solicitado. Encaminhar à direção da escola, situações que coloquem em risco a segurança dos alunos. Desenvolver junto ao educando: hábitos de higiene, boas maneiras, educação informal, saúde e orientar no sentido de despertar o senso de responsabilidade. Zelar pela manutenção e conservação dos aparelhos e equipamentos existentes na escola. Executar outras atividades delegadas pelos níveis hierárquicos superiores relacionados à sua área de atuação.

Atribuições do auxiliar de apoio administrativo no concurso da Prefeitura de Mogi das Cruzes


Coletar dados de suporte para ações de especialistas. Digitar e formatar textos. Escriturar e formatar planilhas e digitar dados. Organizar e controlar a tramitação de documentos. Ordenar, indexar, cadastrar e organizar componentes de processos públicos internos. Atender ao público. Colaborar na aplicação das leis de posturas. Subsidiar a tomada de decisões e executar tarefas correlatas e afins.

Sobre Prefeitura Mogi das Cruzes

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.