Mogi Guaçu/SP: prefeitura abre concurso com 115 vagas

As inscrições no concurso da Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu poderão ser realizadas por profissionais de nível superior, no período de 22 de dezembro a 8 de janeiro de 2017

Patricia Lavezzo   Publicado em 19/12/2016, às 13h18

No interior do Estado de São Paulo, a cerca de 160 km da capital, a Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu publicou edital de abertura das inscrições de dois editais de concurso para a área da educação. Ao todo, serão selecionados 115 profissionais, sendo 23 contratações efetivas e 92 temporárias. 
Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de auxiliar de educação (13 vagas), professor de educação básica infantil I (7) professor de educação básica infantil II (13) e professor de educação básica I (44), cujos salários iniciais oscilam entre R$ 1.342,44 e R$ 2.934,31. Já para o cargo de professor de educação básica II nas disciplinas de ciências físicas/biológicas (3), educação física (7), espanhol (3), geografia (4), história (3), inglês (4), língua portuguesa (7), matemática (5) e artes (2), os ganhos são de R$ 19,24 por hora/aula. 

Participação no concurso da Prefeitura de Mogi Guaçu 


As inscrições serão aceitas no período de 22 de dezembro a 8 de janeiro de 2017. A ficha de cadastro estará disponível no endereço eletrônico da Sigma RH (www.sigmarh.com.br), organizadora do processo seletivo. Será cobrada uma taxa, no valor de R$ 11,96. 


APOSTILA CONCURSO MOGI GUAÇU/SP -  AUXILIAR DE EDUCAÇÃO
APOSTILA CONCURSO MOGI GAUÇU/SP - COMUM A TODOS OS CARGOS
Para quem não tiver acesso à internet, será disponibilizado, gratuitamente, equipamento com recursos para efetuar a inscrição, no “Acessa São Paulo”, anexo da Biblioteca Municipal do Centro Cultural de Mogi Guaçu, situado na Avenida dos Trabalhadores, n° 2.651, Jardim Camargo.

Processo seletivo da Prefeitura de Mogi Guaçu 


O concurso será constituído de provas objetiva e de títulos. O exame objetivo será aplicado na cidade de Mogi Guaçu no dia 22 de janeiro. Com três horas de duração, ele contará com 50 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, cinco de matemática, 10 de atualidades e 25 de conhecimentos específicos. 
Os títulos deverão ser entregues entre os dias 16 e 20 de janeiro, das 8h às 11h e das 13h às 17h, na Fundação Educacional Guaçuana (FEG), situada na Rua Hugo Pancieira, nº 386, Centro. Somente serão avaliados os títulos dos candidatos aprovados na objetiva. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Mogi Guaçu


Auxiliar de educação - prestar assistência aos professores na execução de atividades com crianças na faixa etária entre zero a cinco anos das unidades de ensino, bem como realizar atividades didático-pedagógicos e lúdicas que favoreçam a aprendizagem infantil, organizar registros de observações das crianças, conforme orientações administrativas da Secretaria de Educação; realizar atividades recreativas e trabalhos educacionais com crianças através de jogos, brincadeiras, desenhos e colagens; acompanhar e orientar as crianças durante as refeições, estimulando a aquisição de bons hábitos alimentares, auxiliando as crianças menores na ingestão de alimentos na quantidade e forma adequada, oferecer mamadeira aos bebês, tomando o devido cuidado com o regurgito; entre outras.
Professor de educação básica infantil I - organizar e promover atividades pedagógicas planejadas, para classes de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, propiciando aprendizagens significativas para os alunos. Elaborar programa e planos de trabalho no que for de sua competência. Seguir a proposta político–pedagógica da Rede Municipal de Ensino, respeitada as peculiaridades da Unidade Escolar, integrando-se à ação pedagógica como copartícipe na elaboração e execução do mesmo. Executar outras tarefas 
Professor de educação básica infantil II - Elaborar o plano de ensino da turma e do componente curricular, observadas as metas e objetivos propostos no projeto político-pedagógico e as diretrizes curriculares da Secretaria Municipal de Educação; elaborar os relatórios de desenvolvimento do aluno; zelar pela aprendizagem e frequência dos alunos; planejar e ministrar aulas, registrando os objetivos, atividades e resultados do processo educativo, tendo em vista a efetiva aprendizagem de todos os alunos; planejar e desenvolver, articuladamente com os demais profissionais, atividades pedagógicas compatíveis com os vários espaços de ensino e de aprendizagem existentes na unidade escolar/setor; articular as experiências dos alunos com o conhecimento sistematizado, valendo-se de princípios metodológicos, procedimentos didáticos e instrumentos que possibilitem o pleno aproveitamento das atividades desenvolvidas; entre outras atividades. 
Professor de educação básica I - acompanhar e avaliar o desenvolvimento do processo pedagógico dos alunos, atribuindo-lhes notas e/ou, conceitos e avaliações descritivas nos prazos fixados, bem como relatórios de aproveitamento, quando solicitado. Promover aulas e trabalhos de recuperação paralela com os alunos que apresentem necessidade de atenção específica. Participar ativamente das reuniões de pais, reuniões pedagógicas, conselhos de classe, cursos de capacitação. Entre outras.
Professor de educação básica II - ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas nas áreas de linguística e literatura; orientam alunos; realizam atividades pedagógico-criativo; produção do conhecimento na área; divulgam conhecimentos científicos; prestam assessoria e consultoria aos superiores; cumprem a ordem de serviço emitida pelos superiores quanto ao local onde deverá laborar e sobre diretrizes das tarefas a serem desenvolvidas; atendem aos pais de alunos, servidores da educação na unidade escolar e direção de escola; executar outras tarefas. 

Sobre Prefeitura de Mogi Guaçu

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.