Prefeitura de Mogi Guaçu SP lança novo concurso

Processo seletivo é destinado a formação de cadastro reserva de cargos de auxiliar e professores. Inscrições serão recebidas entre 24 de setembro e 7 de outubro

Patricia Lavezzo   Publicado em 12/09/2018, às 11h55

A Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu, localizada no interior do Estado de São Paulo, publicou um novo edital de processo seletivo público para a área da educação. A seleção é destinada a formação de cadastro reserva de temporários. 

Candidatos que têm o nível superior podem disputar as funções públicas de auxiliar de educação, professor de educação básica I, professor de educação básica infantil I e II e professor de educação básica II nas disciplinas de artes, ciências físicas/biológicas, educação física, espanhol, geografia, história, inglês, língua portuguesa e matemática. 

Os salários oferecidos pela prefeitura oscilam entre R$ 1.399,22 e R$ 3.058,43, exceto para o cargo de professor de educação básica II, cujo ganho é de R$ 20,05 por hora/aula. 

Como participar da seleção

Interessados deverão se cadastrar no site da banca organizadora, que é www.sigmarh.com.br, no período de 24 de setembro a 7 de outubro. O valor da taxa de participação é de R$ 12,89 e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 8 de outubro, em qualquer agência bancária. 

Serão aceitas inscrições para dois cargos, desde que pertencentes a grupos diferentes, que terão provas aplicadas em horários distintos, especificados a seguir: grupo I para professor de educação básica infantil I, professor de educação básica I e professor de educação básica II (ciências físicas/biológicas, espanhol, história e inglês); e grupo II para auxiliar de educação, professor de educação básica infantil II e professor de educação básica II (artes, educação física, geografia, língua portuguesa e matemática). 

Provas do processo seletivo da Prefeitura de Mogi Guaçu SP

A primeira etapa a ser disputada pelos participantes será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 50 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática, dez de atualidades e 25 de conhecimentos específicos. 

A avaliação será aplicada na cidade de Mogi Guaçu/SP no dia 11 de novembro, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 20 de outubro, por meio do site da banca organizadora e da prefeitura (www.mogiguacu.sp.gov.br).   

Todos os candidatos aprovados na objetiva serão submetidos à análise de títulos, unicamente classificatória. 

Descrição do cargo de auxiliar de educação 

Prestar assistência aos professores na execução de atividades com crianças na faixa etária entre zero e cinco anos das unidades de ensino, bem como realizar atividades didático-pedagógicos e lúdicas que favoreçam a aprendizagem infantil, organizar registros de observações das crianças, conforme orientações recebidas do administrador do CEI, diretor de EMEI, e sob supervisão das áreas pedagógicas e administrativas da Secretaria de Educação; realizar atividades recreativas e trabalhos educacionais com crianças através de jogos, brincadeiras, desenhos e colagens; acompanhar e orientar as crianças durante as refeições, estimulando a aquisição de bons hábitos alimentares, auxiliando as crianças menores na ingestão de alimentos na quantidade e forma adequada, oferecer mamadeira aos bebês, tomando o devido cuidado com o regurgito;  cuidar, estimular e orientar as crianças na aquisição de hábitos de higiene, trocar fraldas, dar banho e escovar os dentes; observar o comportamento das crianças durante o período de repouso e no desenvolvimento das atividades diárias, prestando os primeiros socorros, quando necessário e/ou relatando as ocorrências não rotineiras à chefia Imediata, para providências subsequentes; executar outras tarefas.
 

Sobre Prefeitura de Mogi Guaçu

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.