Concurso em Monte Alto SP tem vagas para médico

Inscrições para o concurso da Prefeitura de Monte Alto abrem em 4 de agosto. Cargo apresenta vencimentos iniciais de R$ 4,7 mil

Samuel Peressin   Publicado em 31/07/2018, às 10h16

A Prefeitura de Monte Alto, em São Paulo, abriu concurso público destinado a preencher seis vagas de médico de saúde da família, sendo uma reservada a pessoas com deficiência.

O cargo oferece vencimentos iniciais de R$ 4.770,62 e cobra, além de curso superior em medicina, registro profissional no conselho da categoria. 

Com taxa de R$ 80, as inscrições serão recebidas entre 4 e 19 de agosto, por meio do site da EAPC (www.eapc.com.br), empresa que organiza o processo seletivo.

Etapas do concurso da Prefeitura de Monte Alto 2018

Marcada para 2 de setembro, a prova objetiva trará 40 perguntas de múltipla escolha sobre língua portuguesa, raciocínio lógico/matemática, legislação, atualidades e conhecimentos gerais e específicos.

Na mesma data, a banca receberá os documentos relativos à avaliação de títulos. Os candidatos poderão apresentar diplomas de especialização, mestrado e doutorado.

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Monte Alto terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal. 

Concurso Prefeitura Monte Alto: atribuições do médico de saúde da família

Efetuar exames médicos, emitir diagnósticos, prescrever medicamentos e realizar outras formas de tratamento para diversos tipos de enfermidades, aplicando recursos da medicina preventiva ou terapêutica; analisar e interpretar resultados de exames diversos, comparando-os com os padrões normais, para confirmar ou informar o diagnóstico; manter registro dos pacientes examinados, anotando a conclusão diagnóstica, tratamento prescrito e evolução da doença; prestar atendimento em urgências clínicas, cirúrgicas e traumatológicas; encaminhar pacientes para atendimento especializado, quando for o caso; coletar e avaliar dados bioestatísticos e sócio-sanitários da comunidade, de forma a desenvolver indicadores de saúde da população estudada; elaborar programas educativos e de atendimento médico preventivo voltado para a comunidade de baixa renda e para os estudantes da rede municipal de ensino; assessorar a elaboração de campanhas educativas no campo da saúde pública e medicina preventiva; participar do desenvolvimento de planos de fiscalização sanitária; prestar atendimento ao escolar; fazer a verificação de óbitos; executar outras atribuições afins.
 

Sobre Prefeitura Monte Alto

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.