Prefeitura de Monte Azul/MG abre concurso com 208 vagas (2018)

Chances no concurso da Prefeitura de Monte Azul estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades. Inscrições começam em 23 de maio e vão até 25 de junho

Samuel Peressin   Publicado em 27/03/2018, às 11h57

A Prefeitura de Monte Azul, no interior de Minas Gerais, abriu concurso público destinado a preencher 208 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). A oferta salarial varia de R$ 954 a R$ 1.871,63.

Quem possui nível fundamental incompleto pode concorrer como zelador e contínuo (11 postos), serviços gerais - faxina (11) e auxiliar de educação nas áreas de administração (14), cantina (3) e educação (6).

Já profissionais que concluíram o ensino fundamental têm chances como agente de recursos humanos (1), auxiliar administrativo (1), auxiliar de arquivo (4), auxiliar de saúde bucal (5), auxiliar de transportes de pessoas (1), monitor de informática (1), recepcionista (2) e vigilante (3).

Nível médio é requisito do concurso da Prefeitura de Monte Azul para agente comunitário de saúde (59), agente de combate a endemias (10), auxiliar administrativo (1), auxiliar administrativo SMS (1), monitor de saúde mental (1), motorista CNH "D" (12), recepcionista (7) e técnico de nível médio (3).

Além de segundo grau completo, as funções de técnico de enfermagem (6) e técnico em saúde bucal (5) cobram formação técnica.

Há chances com exigência de curso superior para assistente social (1), engenheiro ambiental (2), engenheiro civil (1), médico clínico CAPS (1), médico clínico geral PSF (11), ginecologista (1), pediatra (1), psiquiatra (1), odontólogo em diversas especialidades (8), psicólogo clínico (2), psicólogo CRAS e CREAS (2) e professor para as seguintes áreas: 1º ao 5º ano (CR), apoio (CR), ciências (4 + CR), educação física (2 + CR), educação religiosa (CR), geografia (CR), história (CR), inglês (2 + CR), língua portuguesa (CR), matemática (CR) e pré-escolar (1 + CR).

Concurso Prefeitura Monte Azul: inscrições e provas

As inscrições para o concurso da Prefeitura de Monte Azul começam em 23 de maio e vão até 25 de junho. A ficha para cadastro estará disponível no site da banca IBGP (www.ibgpconcursos.com.br). As taxas custam entre R$ 45 e R$ 130.

Os candidatos serão avaliados em etapa única, por meio de prova objetiva prevista para 15 de julho. O número de questões (25, 30 ou 35) e as disciplinas variam conforme a vaga em disputa.

O conteúdo programático inclui as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, legislação e conhecimentos gerais e específicos. 

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Monte Azulterá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

Atribuições do vigilante no concurso da Prefeitura de Monte Azul 2018

Rondar prédios, depósitos de materiais ou áreas pré-determinadas, para evitar furtos, roubos, incêndios e depredações. Percorrer as dependências internas, apagando luzes, fechando torneiras e desligando aparelhos. Abrir e fechar portas e portões, responsabilizando-se pelas chaves. Fiscalizar a entrada e saída de pessoas e acompanhar visitas dentro de horários estabelecidos. Investigar anormalidades, tomando as providências que o caso exigir. Receber e transmitir recados. Desempenhar tarefas afins.

Concurso Prefeitura Monte Azul 2018: principais atribuições do agente comunitário de saúde

Utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade de sua atuação. Executar atividades de educação para a saúde individual e coletiva. Registrar, para controle das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde. Estimular a participação da comunidade nas políticas-públicas como estratégia da conquista de qualidade de vida à família. Realizar visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco às famílias. Participar ou promover ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas públicas que promovam a qualidade de vida. Desenvolver outras atividades pertinentes à função do Agente Comunitário de Saúde. Desenvolver ações que busquem a integração entre as equipes de saúde e a população adscrita à Unidade Básica de Saúde – UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade. Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a micro área. Estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde e a prevenção das doenças, de acordo com o planejamento da equipe. Cadastrar todas as pessoas de sua micro área e manter os cadastros atualizados. Orientar famílias quanto a utilização dos serviços de saúde disponíveis. Desenvolver atividades de promoção à saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco. Entre outras atividades.

Sobre Prefeitura Monte Azul

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.