Chances em disputa no concurso da Prefeitura de Monteiro Lobato são para motorista, vigia e auxiliar de enfermagem. Prova objetiva está marcada para 26 de maio
Samuel Peressin Publicado em 21/05/2018, às 10h23
Terminam na próxima quinta-feira (24) as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Monteiro Lobato, em São Paulo, destinado a preencher três vagas temporárias.
Os cargos de motorista e vigia cobram ensino fundamental, enquanto a carreira de auxiliar de enfermagem requer formação de nível técnico. Todas as funções pagam R$ 954.
Os interessados devem registrar a candidatura presencialmente na Central do Cidadão (rua Humberto Capelli, 11, centro), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não há cobrança de taxa.
A seleção prevê prova objetiva com 20 questões para todos os cargos, marcada para 26 de maio, e avaliação prática para motorista, em data a ser definida.
De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Monteiro Lobato terá validade de seis meses, prorrogável por mais seis, a critério do governo municipal.
Fiscaliza a guarda do patrimônio e exercem a observação de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controla fluxo de pessoas, identificando, orientando e encaminhando-as para os lugares desejados; fazem manutenções simples nos locais de trabalho; apoiar as necessidades do setor; zelar pelo patrimônio municipal, bens permanentes e afins, disponibilidade de horários, executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.