A participação no concurso da Prefeitura Municipal de Nazaré do Piauí deverá ser garantida até o dia 18 de maio
Patricia Lavezzo Publicado em 07/05/2018, às 12h07
No Estado do Piauí, a Prefeitura Municipal de Nazaré do Piauí abriu as inscrições de seu novo edital de concurso público. Sob organização da Gabriel Consultoria Projetos e Serviços, a seleção preencherá 41 vagas do seu quadro de temporários.
Candidatos que possuem o ensino fundamental podem se inscrever para as funções de auxiliar de serviços gerais (6 vagas) e motorista (3).
Para ensino médio e/ou curso técnico, as chances são para os cargos de cuidador (5), agente comunitário de saúde (1), orientador social (3), técnico em saúde bucal (2), técnico em enfermagem (3) e técnico em vigilância de saúde (1).
Nível superior é requisito para os postos de médico (2), enfermeiro (2), odontólogo (3), fisioterapeuta (2), nutricionista (2), assistente social (2), farmacêutico (1) e psicólogo (3).
Os salários iniciais oferecidos pela Prefeitura de Nazaré do Piauí partem de R$ 954 e chegam a R$ 6.000.
As inscrições deverão ser realizadas no endereço eletrônico www.gabrielexcelencia.net.br até o dia 18 de maio. Os valores da taxa de participação são de R$ 60 para os cargos de níveis fundamental, médio e técnico e R$ 85 para formação superior.
O concurso da Prefeitura de Nazaré do Piauí será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela contemplará 30 questões de múltipla escolha sobre as matérias de português, matemática e/ou conhecimentos específicos.
Com duração máxima de 2h30, a avaliação será aplicada na cidade de Nazaré do Piauí no dia 17 de junho, em locais e horários a serem comunicados em momento oportuno.
Agente comunitário de saúde - estimular continuadamente a organização comunitária, participando de reuniões e discussões sobre temas relativos à melhoria da qualidade de vida da população, visando a fortalecer o elo entre a comunidade e os serviços de saúde do município; informar aos integrantes da equipe de saúde as disponibilidades, necessidades e dinâmica social da comunidade e orientando-a quanto à utilização adequada dos serviços de saúde; registrar nascimentos, doenças de notificação compulsória e de vigilância epidemiológica e óbitos ocorridos, assim como identificar cadastrar todas as famílias de sua área de abrangência e todas as gestantes e crianças de zero a seis anos, através de visitas domiciliares; atuar integrado as instituições governamentais, grupos e associações da comunidade; executar, dentro de seu nível de competência, ações e atividades básicas de saúde tais como: acompanhamento a gestantes; desenvolvimento e crescimento infantil; incentivo ao aleitamento materno; garantia do cumprimento do calendário de vacinação que se fizerem necessárias ao controle de doenças diarreicas; infecções respiratórias agudas; alternativas alimentares; utilização de medicina popular; promoções de ações de saneamento e melhoria do meio ambiente e educação em saúde; exercer outras tarefas.
Auxiliar de serviços gerais - limpar e arrumar as dependências e instalações do estabelecimento de saúde, a fim de mantê-lo em condições de asseio requeridas; recolher o lixo da unidade em que serve, acondicionando detritos e depositando-os de acordo com as determinações definidas; percorrer as dependências do estabelecimento de saúde, abrindo e fechando janelas, portas e portões, bem como ligando e desligando pontos de iluminação, máquinas e aparelhos; preparar e servir café e chá à chefia, visitantes e servidores do setor; lavar copos, xícaras e cafeteiras, coadores e demais utensílios de cozinha; verificar a existência de material de limpeza e alimentação e outros itens relacionados com seu trabalho, comunicando ao superior imediato a necessidade de reposição, quando for o caso; manter arrumado o material sob sua guarda; comunicar ao superior imediato qualquer irregularidade verificada, bem como a necessidade de consertos e reparos nas dependências, móveis e utensílios que lhe cabe manter limpos com boa aparência; cumpre e faz cumprir o regulamento, o regimento, instruções, ordens e rotinas de serviço público.
Técnico de enfermagem - desempenhar atividades técnicas de enfermagem em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; atuar em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras; prestar assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro; organizar ambiente de trabalho. Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Assessorar em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.