Prefeitura de Niterói RJ abre concurso para guarda

Oferta do edital da Prefeitura de Niterói é de 142 vagas, destinadas a candidatos que têm o ensino médio. Inscrições serão recebidas até 31 de março de 2019

Patricia Lavezzo   Publicado em 01/02/2019, às 09h32

No Estado do Rio de Janeiro, já estão abertas as inscrições do concurso da Prefeitura de Niterói para a função de guarda civil municipal. A seleção visa o preenchimento de 142 vagas, sendo 15 reservadas a pessoas com deficiência. 

Interessados em disputar uma das ofertas devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio. A remuneração inicial é de R$ 2.881,27 para jornada de trabalho em escalas de 12 x 36 horas, 24 x 72 horas ou 40 horas semanais, esta última com expediente de oito horas diárias. 

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 31 de março de 2019, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico do Instituto Selecon (www.selecon.org.br), organizador do certame. O valor da taxa de participação é de R$ 80. 

Provas do concurso da Prefeitura de Niterói RJ

A primeira etapa a ser realizada pelos candidatos será a prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões objetivas de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, conhecimentos básicos de direito, conhecimentos básicos de informática e conhecimentos do município de Niterói. 

• APOSTILA GUARDA CIVIL MUNICIPAL
• CURSO GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Com duração máxima de cinco horas, o exame será aplicado no município de Niterói/RJ na data prevista de 28 de abril de 2019, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser divulgado em momento oportuno. 

O concurso da Prefeitura de Niterói ainda contará com as seguintes avaliações, eliminatórias: exame antropométrico e prova de capacidade física; exame psicotécnico; exame médico; e investigação social e documental.

Atribuições do guarda

Compete à guarda civil municipal de Niterói, dentre outras atribuições previstas em leis e regulamentos, o exercício de atividades de polícia administrativa, vinculadas às atividades de planejamento, coordenação, execução, controle, orientação e fiscalização, inerentes a políticas de prevenção da violência no município, objetivando a proteção da população e dos próprios municipais; bem como:

 

Sobre Prefeitura Niterói

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.