Vagas no concurso da Prefeitura do Município de Osasco são para professores temporários, de níveis médio ou superior
Na região metropolitana de
São Paulo, a
Prefeitura do Município de Osasco recebe até as 15h do dia 26 de janeiro as
inscrições do
concurso público que selecionará 160 docentes temporários, sendo oito contratações reservadas às pessoas com deficiência. O contrato de trabalho será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Interessados devem se inscrever no endereço eletrônico da
RBO Assessoria (
www.rboconcursos.com.br), a banca organizadora do processo seletivo. Não será cobrada taxa de participação.
Serão aceitas até duas
inscrições no
concurso, sendo uma para cada período de aplicação de provas.
Vagas na Prefeitura de Osasco
Profissionais que possuem habilitação para o magistério em
nível médio na modalidade normal ou licenciatura plena em pedagogia podem concorrer para as funções de professor de desenvolvimento infantil I substituto (80 vagas) e professor de educação básica I substituto (80), cujos salários iniciais são, respectivamente, R$ 10,74 e R$ 12,82 por hora/aula.
Os
professores irão substituir os titulares de sala de aula no período em que estiverem afastados por licenças e afastamento para ocupar cargo em comissão.
O contrato de trabalho terá prazo máximo de 12 meses, prorrogável por igual período, nos termos da legislação vigente.
Provas do concurso da Prefeitura de Osasco
Os candidatos serão avaliados por meio de avaliação objetiva que contará com 40 questões de múltipla escolha, sendo 15 de língua portuguesa, 15 de conhecimentos específicos e 10 de legislação. Ela será aplicada na cidade de
Osasco no dia 5 de fevereiro.
O edital de convocação, contendo os locais e horários da realização do exame, será publicado no site da RBO Assessoria, a partir do doa 31 de janeiro.
O
concurso da
Prefeitura de Osasco ainda será constituído de análise de títulos, de caráter classificatório. Serão considerados somente os seguintes documentos: doutorado, mestrado ou pós-graduação Lato Sensu (especialização) na área da educação.
Vigência do concurso da Prefeitura de Osasco
O prazo de validade do
concurso é de um ano, a contar da homologação do processo seletivo, a critério da
Prefeitura Municipal de Osasco.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.