Concurso Prefeitura Osasco SP segue em preparativos para novas seleções para diversos cargos, com até 2 mil vagas; comissão formada para guardas
Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br Publicado em 22/11/2021, às 08h01 - Atualizado às 14h16
O novo concurso Prefeitura Osasco SP (Prefeitura de Osasco), em São Paulo, para o cargo de guarda municipal, está cada vez mais próximo de ocorrer. O prefeito Rogério Lins divulgou, por meio de suas redes sociais, que a cidade contará com um aumento de 40% do seu efetivo na área em 2022. A seleção, que faz parte de uma série de concursos previstos para os próximos meses, já conta, inclusive, com comissão organizadora formada, desde 1 de outubro. Novas informações devem ser confirmadas em breve.
No caso de guarda municipal, a oferta de vagas ainda deverá ser confirmada. Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio, idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,60m. A remuneração inicial da carreira, no último concurso, realizado em 2017, foi de R$ 1.082,10. A expectativa é de que sejam oferecidas oportunidades para ambos os sexos.
O concurso Prefeitura Osasco SP para guardas faz parte de um planejamento de reposição de servidores no município, que deve incluir as mais diversas áreas de atuação, com oferta de aproximadamente 2.000 vagas, como anunciado em agosto pelo prefeito.
As principais áreas de atuação para os novos certames são para as de segurança, saúde e educação. "Serão mais de 2 mil oportunidades de trabalho, nas áreas administrativas, saúde, segurança e setor educacional”, declarou o prefeito, na ocasião. Porém, os respectivos cargos e distribuição de vagas, ainda deverão ser confirmados.
Como já havia sido anunciado, o último concurso Prefeitura Osasco SP está em andamento. Teve início no primeiro semestre deste ano para o preenchimento de 433 vagas, distribuídas por cargos com exigência de ensino fundamental incompleto e ensino médio. A banca organizadora foi a Fundação Vunesp.
No caso de nível fundamental incompleto, as oportunidades foram para os cargos de cozinheiro (130 vagas), servente de escola (100) e zelador de escola (53). Para ensino médio, inspetor de alunos (70) e oficial de escola (80).
No caso de guarda municipal, o último certame, realizado em 2017, contou com uma oferta de 200 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi o Indepac.
A seleção foi composta de quatro etapas:
A prova objetiva contou com 40 questões, distribuídas da seguinte forma:
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.