Prefeitura de Ouro Preto inscreve para nível médio

Oferta no concurso da Prefeitura Municipal de Ouro Preto é de cadastro reserva para o cargo de analista fiscal da receita municipal. Inscrições serão aceitas entre os dias 3 e 9 de novembro

Patricia Lavezzo   Publicado em 01/11/2016, às 15h55

A Prefeitura Municipal de Ouro Preto, localizada no Estado de Minas Gerais, publicou edital do concurso público que visa a formar cadastro reserva para o cargo de analista fiscal da receita municipal, admitido em caráter temporário. 
Para ingressar na carreira é necessário ter concluído o ensino médio e possuir carteira de habilitação na categoria B. O salário inicial é de R$ 2.641, já inclusa gratificação, e a jornada de trabalho de 30 horas semanais. 

Processo seletivo do concurso da Prefeitura de Ouro Preto


Inscrições no concurso da Prefeitura de Ouro Preto serão aceitas entre os dias 3 e 9 de novembro. A ficha de cadastro estará disponível no endereço eletrônico www.ouropreto.mg.gov.br. 
A prova objetiva será aplicada no dia 3 de dezembro, das 9h às 12h, no Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG, situado na Rua Pandiá Calogeras, 898 - Bauxita. Ela será composta por 30 questões, sendo cinco de conhecimentos gerais (peso 4), cinco de matemática (peso 3,5), cinco de português (peso 3,5) e 15 de conhecimentos específicos (peso 3). 
O prazo de validade do concurso é de um ano, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura de Ouro Preto

Atribuições do cargo da Prefeitura de Ouro Preto


Analista fiscal da receita municipal - auxiliar na realização de estudos sobre a política de arrecadação, lançamento e cobrança de tributos, fomentando a divulgação da legislação em vigor; examinar cadastros, registros, documentação fiscal e outras fontes, identificando contribuintes omissos, lucros não declarados e outras irregularidades; auxiliar as atividades desenvolvida pelos auditores fiscais da Receita Municipal; verificar todos os itens que compõem os boletins cadastrais para recolhimento de tributos próprios, fiscalizando a exatidão do lançamento; atender aos contribuintes, prestando esclarecimentos no que diz respeito à legislação município; verificar o tipo de lançamento a que está sujeito o imóvel e ou a atividade econômica nele exercida para fins de cobrança dos tributos municipais; emitir guias para recolhimento de tributos municipais; auxiliar na fiscalização do exercício de atividades econômicas e imobiliárias pertinentes à tributação municipal; protocolizar, organizar e arquivar documentos; digitar ofícios, circulares, memorandos, boletins, relatórios, requisições e outros; proceder escrituração, certidão, atas, atestados, ofícios, procurações, dentre outros; emitir certidões, alvarás e demais documentos pertinentes à arrecadação municipal; dirigir veículo oficial no uso de suas atribuições; executar outras atividades correlatas.
APOSTILA CONCURSO PREFEITURA OURO PRETO/MG -  ANALISTA FISCAL DA RECEITA MUNICIPAL

Sobre Prefeitura Ouro Preto

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.