Patrocínio/MG: concurso vagas para cargo de fiscal

Concurso da Prefeitura de Patrocínio dispõe de oportunidades para a carreira de fiscal ambiental, que exige nível superior completo em áreas específicas

Camila Diodato   Publicado em 06/11/2017, às 12h08

Terminam no próximo dia 10 de novembro as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Patrocínio, no Estado de Minas Gerais. O edital dispõe de quatro oportunidades imediatas para a carreira de fiscal ambiental.


Para concorrer a uma das oportunidades do certame é necessário ter ensino superior completo em engenharia florestal, engenharia ambiental ou agronomia. A remuneração inicial corresponde a R$ 2.612,15 para jornadas de 37,5 horas semanais.
A ficha cadastral do concurso da Prefeitura de Patrocínio está disponível no próprio site do órgão: www.patrocinio.mg.gov.br/pm. É cobrada uma taxa de participação no valor de R$ 130, cujo boleto precisa ser pago até 13 de novembro.
Todos os concorrentes passarão por uma prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha, sendo dez de língua portuguesa, dez de informática e 40 de conhecimentos específicos. A avaliação está marcada para 10 de dezembro, em locais e horários que poderão ser consultados a partir de 30 de novembro no site da prefeitura.

Atribuições do cargo do concurso da Prefeitura de Patrocínio/MG


Caberá ao fiscal ambiental manter a integridade do meio ambiente, bem como assegurar o uso racional dos recursos naturais e seus subprodutos, visando a coibir as ações predatórias do homem sobre a natureza; cumprir e fazer cumprir as normas legais destinadas à proteção, conservação e preservação dos bens ambientais, podendo exercer de forma imediata o poder de polícia e a função fiscalizadora das normas ambientais; aplicar as técnicas, procedimentos e conhecimentos inerentes à prática fiscalizatória; preencher os formulários de fiscalização, com atenção, de forma concisa e legível, circunstanciando os fatos averiguados com informações objetivas e enquadramento legal específico, evitando a perda do impresso ou provocando a nulidade da infração; apresentar relatório das atividades de fiscalização ao seu chefe imediato; entre outras atividades.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.