Edital disponibiliza chances para docentes em cinco áreas de ensino. Inscrições para o concurso da Prefeitura de Pedregulho terminam em 27 de maio
Samuel Peressin Publicado em 21/05/2018, às 15h46
Seguem abertas até o próximo domingo (27) as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Pedregulho, em São Paulo, destinado a formar cadastro reserva de professores.
Há oportunidades em cinco áreas de ensino: arte; educação física; inglês; educação infantil; e ensino fundamental de 1º ao 5º ano e educação de jovens e adultos. Os salários variam de R$ 2.388,13 a R$ 2.706,53.
Os candidatos devem possuir curso superior. As inscrições devem ser registradas pelo site da banca Consesp (www.consesp.com.br), mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 30.
Em 17 de junho, os participantes realizarão prova objetiva com 30 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e conhecimentos educacionais e específicos.
Na mesma data, a empresa avaliadora receberá os documentos para análise de títulos. Serão considerados diplomas de especialização, mestrado e doutorado, além de comprovantes de aprovação em seleções públicas.
O concurso da Prefeitura de Pedregulho terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, de acordo com o edital.
Língua portuguesa - FONOLOGIA: Conceitos básicos – Classificação dos fonemas – Sílabas – Encontros Vocálicos – Encontros Consonantais – Dígrafos – Divisão silábica. ORTOGRAFIA: Conceitos básicos – O Alfabeto – Orientações ortográficas. ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos – Acentuação tônica – Acentuação gráfica – Os acentos – Aspectos genéricos das regras de acentuação – As regras básicas – As regras especiais – Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais. MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras – Derivação e Composição – Prefixos – Sufixos – Tipos de Composição – Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares – Classe de Palavras. SINTAXE: Termos Essenciais da Oração – Termos Integrantes da Oração – Termos Acessórios da Oração – Período – Sintaxe de Concordância – Sintaxe de Regência – Sintaxe de Colocação – Funções e Empregos das palavras “que” e “se” – Sinais de Pontuação. PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de Textos – Tipos de Comunicação: Descrição – Narração – Dissertação – Tipos de Discurso – Qualidades e defeitos de um texto – Coesão Textual. ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
Conhecimentos educacionais - Conhecimentos Educacionais: BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 23 dez. 1996. ______. Lei Federal nº 8.069/90 (arts 1º ao 140). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 16 jul. 1990. ______. Constituição da República Federativa do Brasil (art. 205 a 217). Diário Oficial da União, Brasília, seção I, 05 out. 1988. ______. Lei Federal nº 13.005. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jun. 2014. ______. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação – razões, princípios e programas. Brasília: Ministério da Educação, 2007. DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir – relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. MACEDO, Lino. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos?. Porto Alegre: Artmed, 2005. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação?. São Paulo: Cortez, 2001. RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar por uma docência de melhor qualidade. 5 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.