Prefeitura de Pedro II fará novo concurso em breve

A sessão que abrirá envelopes com os documentos das empresas interessadas em ser a organizadora do concurso acontecerá nesta quarta-feira (12)

Camila Diodato   Publicado em 10/03/2014, às 15h02

Na próxima quarta-feira (12), às 9h, a Prefeitura de Pedro II, no Estado do Piauí, iniciará a sessão de licitação para contratar empresa especializada para realizar o próximo concurso no município. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) do mês de fevereiro.
A princípio, a sessão seria realizada hoje (10), mas uma retificação publicada no DOU alterou a data para o dia 12. Após a escolha da organização, é esperado que o edital não tarde para ser publicado. 
Concurso anterior No último concurso do órgão, em 2012, foram abertas 145 oportunidades distribuídas em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. As remunerações estavam na faixa de R$ 622 a R$ 5.050 para regimes de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
Para nível fundamental, havia chances nas carreiras de motorista, office boy, porteiro, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, merendeira e vigia.
Os profissionais com ensino médio/técnico pleitearam os postos de auxiliar administrativo, digitador, facilitador (social ou de oficina), fiscal sanitário, orientador (lúdico ou social), professor classe A, técnico em enfermagem, técnico em laboratório e técnico em saúde bucal.
As colocações que exigiam diploma de graduação eram de assistente social, educador físico, enfermeiro, farmacêutico/bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico em diversas especialidades, nutricionista, odontólogo, professor classe B de várias disciplinas, psicólogo e terapeuta ocupacional.
Na época, os concursandos foram submetidos às provas objetivas com 40 questões de múltipla escolha. Os testes tinham perguntas sobre língua portuguesa, matemática, gerais/atualidades, conhecimentos pedagógicos e/ou conhecimentos específicos, de acordo com o serviço pretendido.

Sobre Prefeitura Pedro II

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.