Concurso em Pelotas/RS tem vaga para nível superior

Oportunidade no concurso da Prefeitura Municipal de Pelotas é de uma vaga para o cargo de engenheiro de segurança do trabalho. Participação deverá ser garantida até o dia 19 de fevereiro

Patricia Lavezzo   Publicado em 01/02/2018, às 15h48

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Pelotas está com inscrições abertas do concurso que visa o provimento de um posto de engenheiro de segurança do trabalho. A seleção ainda contará com formação de cadastro reserva de eventuais oportunidades. 
Para ingressar na carreira é necessário possuir curso superior de engenharia ou arquitetura completo com especialização em nível de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho. O salário inicial é de R$ 3.000 para carga horária semanal de 33 horas. 
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.legalleconcursos.com.br. A ficha de cadastro estará disponível no site até o dia 19 de fevereiro. A taxa custa R$ 161,17. 
A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa (peso 2), 10 de legislação (peso 2) e 20 de conhecimentos específicos (peso 2,5). 
Com duração máxima de três horas, a avaliação será aplicada no município de Pelotas/RS no dia 25 de março, em locais e horários a serem publicados em momento oportuno. 
A etapa final do concurso da Prefeitura de Pelotas será a análise de títulos, apenas classificatória, aos candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 54 pontos na objetiva.  

Atribuições do cargo da Prefeitura de Pelotas/RS


Engenheiro de segurança do trabalho - desenvolver trabalhos de campo analisando qualitativamente e quantitativamente os riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos), que possam causar algum agravo à saúde e à segurança dos trabalhadores, com estes dados levantados, o engenheiro fará o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), Port. 3214/78-NR 9. nalisar projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho ou modificação nos já existentes, visando a identificar riscos potenciais e introduzir medidas de proteção e/ou ações para sua redução ou eliminação, e ficarão sob sua responsabilidade técnica as NRs n.º 02, 08, 09, 15, 16, 17 e 23 da Port. 3214/78. Caracterizar e classificar a insalubridade e/ou periculosidade, através de perícia, segundo as normas do Ministério do Trabalho. Atuar como assistente técnico do município - emitindo laudos e manifestações - em demandas judiciais que tenham por objeto a verificação de insalubridade e/ou periculosidade e demais matérias de sua responsabilidade técnica.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.