Concurso Petrolândia/PE: 15 vagas de guarda municipal

Participação no concurso da Prefeitura Municipal de Petrolândia deverá ser garantida até 4 de novembro

Patricia Lavezzo   Publicado em 25/10/2017, às 15h46

No Estado de Pernambuco, a Prefeitura Municipal de Petrolândia abriu as inscrições de concurso público. A seleção visa o preenchimento de 15 vagas para o cargo de guarda municipal
Interessados devem possuir diploma de conclusão de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da educação (MEC). O salário inicial é de R$ 937 para carga horária semanal de 40 horas. 
A empresa responsável pela execução do processo seletivo é a Fundação Vale do Piauí. As inscrições deverão ser realizadas no endereço eletrônico www.funvapi.com.br até o dia 4 de novembro. 
Será cobrada uma taxa de participação, no valor de R$ 70, e o seu pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência bancária até a data limite do prazo. 

Avaliação do concurso da Prefeitura de Petrolândia


O concurso da Prefeitura de Petrolândia será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será aplicada no dia 3 de dezembro, com início às 8h, em locais e horários a serem comunicados em momento oportuno. 
Com quatro horas de duração, o exame será composto por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa (peso 2), cinco de conhecimentos de informática (peso 2), cinco de raciocínio lógico (peso 2) e 20 de conhecimentos específicos (peso 3). 
O resultado final será publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Petrolândia, no site www.petrolandia.pe.gov.br, e na página eletrônica da Fundação Vale do Piauí. 
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data da publicação da portaria de homologação do resultado final, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da prefeitura.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.