Edital do concurso de Petrolina PE com inscrições abertas até 21 de janeiro de 2019, para candidatos de níveis fundamental e médio
Patricia Lavezzo Publicado em 07/01/2019, às 15h44
Localizada no Estado de Pernambuco, o concurso da Prefeitura Municipal de Petrolina está com inscrições abertas de seleção pública simplificada que dispõe de 545 vagas temporárias, para atender a rede municipal de ensino e o Programa Nova Semente. Do total de ofertas, 31 são reservadas a pessoas com deficiência.
Candidatos que têm o ensino fundamental podem disputar as funções públicas de auxiliar de cozinha (98 vagas), auxiliar de limpeza (134), barqueiro de transporte escolar (7) e motorista de ônibus e micro-ônibus (10). Os salários iniciais oscilam entre R$ 998 e R$ 1.200.
Para quem tem o ensino médio, as chances do edital são para os cargos de agente de apoio escolar (7), assistente administrativo (45) e assistente educacional infantil (244). O vencimento é de R$ 998.
O Instituto Adm&Tec é o responsável pela organização e execução do certame. A ficha cadastral estará disponível no site www.admtec.org.br até o dia 21 de janeiro de 2019. Os valores da taxa de participação são de R$ 60 (ensino fundamental) e R$ 80 (nível médio).
O processo seletivo será constituído de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 20 questões de múltipla escolha, sendo seis de língua portuguesa, seis de matemática, oito de conhecimentos específicos.
A avaliação será aplicada no município de Petrolina/PE no dia 3 de fevereiro de 2019, em locais e horários a serem comunicados no cartão de confirmação de inscrição, a ser divulgado a partir do dia 28 de janeiro.
Classificar e arquivar correspondências, relatórios, planilhas, fichas e outros documentos, efetuando triagem, ordenando, grampeando e etiquetando, para fins de controle, facilitar sua localização; auxiliar na digitação de textos, documentos, relatórios e correspondências, transcrevendo originais manuscritos e impressos; transmitir e receber ofício circular, e-mail; preencher formulários e fichas padronizadas através da coleta de dados, consultar documentos, semanários oficiais do município e outras fontes; atender à comunidade no que se refere aos assuntos: matrícula; transferências dos estudantes; declarações; livro de ponto; documentação em geral; responsabilizar-se pela distribuição do material de limpeza das unidades escolares; organizar a logística e entrega da merenda escolar; ser responsável pelos serviços de limpeza, vigilância e merenda no ambiente de trabalho; organizar a entrada e saída de estudantes das unidades escolares; executar outras tarefas compatíveis com as previstas na função e/ou com as necessidades das unidades escolares.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.