Pirapora do Bom Jesus/SP abre concurso para guarda civil

Edital destina 15 postos a homens e cinco a mulheres. Inscrições para o concurso da Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus seguem disponíveis até 14 de maio

Samuel Peressin   Publicado em 25/04/2018, às 11h48

No interior de São Paulo, a Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus abriu nesta quarta-feira (25) as inscrições do concurso para 20 vagas de guarda civil municipal.

O edital destina 15 postos a homens e cinco a mulheres. Os candidatos devem possuir ensino médio completo e idade mínima de 18 anos (até a data de convocação para posse).

A remuneração inicial é de R$ 1.741,80, já considerando o salário-base (R$ 954) e os seguintes complementos: 30% de adicional de periculosidade (R$ 286,20), 40% de gratificação especial (R$ 381,60) e R$ 120 de abono por assiduidade. Além disso, os contratados terão direito a salário-família.

O processo seletivo é organizado pela banca Integri Brasil, que recebe inscrições até 14 de maio, no endereço www.integribrasil.com.br. O valor da taxa é de R$ 40.

Sobre as provas do concurso da Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus 2018

Prevista para 24 de junho, a prova objetiva apresentará 40 perguntas de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, legislação, conhecimentos sobre o município e conhecimentos gerais e específicos da função.

Nas outras três fases, os candidatos realizarão, respectivamente, teste de aptidão física, avaliação psicológica e curso de formação, em datas a serem definidas.

A validade do concurso da Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus será de dois anos, com possibilidade de prorrogação uma vez, por igual período, conforme prevê o edital.

Atribuições do guarda civil no concurso da Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus

Execução de Patrulhamento Urbano, ambiental e escolar ostensivo e preventivo; Executar atividades de policiamento e vigilância na proteção de bens, serviços e instalações da administração pública municipal; Dirigir as viaturas da Guarda Civil Municipal; Comunicar ao superior hierárquico qualquer irregularidade ocorrida no posto de serviço ou que tenha conhecimento; Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior hierárquico; Promover a proteção dos bens e patrimônio público através de vigilância ostensiva; Fiscalização da utilização adequada dos parques, jardins, praças, cemitérios, mercados, feira livre, bibliotecas e outros bens de domínio público, evitando sua depredação; Atuar no auxílio ao público em geral junto aos órgãos municipais; Atender a população nas atividades de assistência social em geral, dando prioridade naquelas voltadas a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com necessidades especiais; Prestar pronto atendimento nos casos de qualquer sinistro ou evento de calamidade pública; Participar de maneira ativa nas comemorações cívicas, festas e fatos de caráter municipais visando a exaltação do patriotismo;  Colaborar com a fiscalização dos serviços públicos, dando apoio à fiscalização de postura visando a proteção dos agentes públicos e a realização dos trabalhos.

Sobre Prefeitura Pirapora do Bom Jesus

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.