Poranga/CE abre inscrições de concurso com 20 vagas

As ofertas do processo seletivo da Prefeitura Municipal de Poranga são para os cargos de diretor e coordenador escolar. Prazo se encerrará em 15 de dezembro

Patricia Lavezzo   Publicado em 07/12/2017, às 09h27

No Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal de Poranga abriu as inscrições de seu novo processo seletivo simplificado. A seleção visa o preenchimento de 20 vagas temporárias para os cargos de diretor e coordenador escolar, para atuação nas escolas de educação infantil e ensino fundamental pertencente à rede municipal de ensino.
Interessados devem possuir licenciatura plena em pedagogia, ou licenciatura plena em pedagogia com habilitação específica na área de educação e curso de pós-graduação em gestão escolar, além de experiência comprovada no magistério de, no mínimo, três anos em efetivo exercício da docência.
Para concorrer a uma das vagas é necessário se inscrever no endereço eletrônico do Instituto Consulpam (www.consulpam.com.br). A ficha de cadastro estará disponível no site até o dia 15 de dezembro. O valor da taxa de participação é de R$ 150. 

Processo seletivo da Prefeitura de Poranga/CE


A primeira fase a ser disputada pelos candidatos será a prova escrita. Ela será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 sobre conhecimentos gerais (língua portuguesa e raciocínio lógico) e 40 sobre conhecimentos específicos (legislação educacional e didática). 
A avaliação será aplicada no município de Poranga/CE no dia 21 de janeiro de 2018, em locais e horários a serem divulgados no site do Instituto Consulpam, em momento oportuno. 
O processo seletivo da Prefeitura de Poranga/CE ainda contará com mais duas etapas: análise de títulos e profissional; e eleição direta com a participação popular, envolvendo alunos, pais, professores e funcionários.

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Poranga/CE


Diretor escolar - responsável pela gestão pedagógica, administrativa e política da unidade escolar; cumprir e fazer cumprir as leis de ensino e as determinações legais, bem como o presente decreto; requisitar material e mantimentos, quando necessário à manutenção da unidade escolar; receber e armazenar os gêneros alimentícios, de acordo com normas e instruções estabelecidas, atendendo aos requisitos de conservação e higiene, organizando e divulgando o cardápio escolar; convocar e presidir reuniões que se fizeram necessárias ao interesse da unidade escolar; representar oficialmente a unidade escolar; entre outras. 
Coordenador escolar - participar, com a direção, da elaboração do projeto político pedagógico da unidade escolar sempre em colaboração com a comunidade escolar; promover a articulação das matrizes curriculares entre as diversas etapas de ensino, com vistas a preservar a unidade no processo de aprendizagem; assessorar o direito da unidade escolar em todas as ações pedagógicas; estar atento às relações entre corpo docente, discente e administrativo, assim como as relações entre a escola e a comunidade e quando necessário, sugerir alternativas de aprimoramento das mesmas; entre outras. 

Sobre Prefeitura Poranga

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.