Concurso de Porto Estrela/MT: inscrição já está aberta

Oferta no concurso da Prefeitura de Porto Estrela é de 17 vagas, distribuídas entre os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias

Patricia Lavezzo   Publicado em 02/12/2016, às 10h33

No Estado do Mato Grosso, a Prefeitura de Porto Estrela está com inscrições abertas do concurso público que preencherá 17 vagas na área da saúde. A atuação ocorrerá nas zonas urbana e rural. 
As oportunidades são para profissionais de nível fundamental e estão distribuídas entre os cargos de agente comunitário de saúde (14 vagas) e agente de combate a endemias (3). O salário inicial é de R$ 1.014 e a jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Processo seletivo da Prefeitura de Porto Estrela


Interessados em participar do concurso da Prefeitura de Porto Estrela devem se cadastrar até o dia 9 de dezembro, por meio do endereço eletrônico www.portoestrela.mt.gov.br. Não será cobrada taxa de inscrição. 
A prova objetiva será aplicada no dia 18 de dezembro, na Escola Estadual Regina Tenório de Oliveira, situada na Rua Castelo Branco, nº 852, bairro de Santa Izabel. Com três horas de duração, ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de conhecimentos específicos, 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. 
A etapa final do concurso da Prefeitura de Porto Estrela será a análise curricular, de caráter classificatório. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Porto Estrela


Agente comunitário de saúde - trabalhar com a descrição de famílias em base geográfica definida, a microárea; cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados no sistema de informação indicado pelo gestor municipal; orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; participação na realização do diagnóstico demográfico e na definição do perfil socioeconômico da comunidade, na descrição do perfil do meio ambiente da área de abrangência, na realização do levantamento das condições de saneamento básico e realização do mapeamento da sua área de abrangência; a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva na comunidade; o registro em ficha própria, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; o estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde; a realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco; executar a vigilância de crianças consideradas em situações de risco; monitorar as famílias com crianças menores de dois anos, que estejam em situação de risco; realizar todas as demais atividades inerentes a sua função.
Agente de combate a endemias - realizar ações de educação em saúde e na mobilização social; orientar o uso e de medidas de proteção individual e coletiva; mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental para controle de vetores; identificar sintomas e encaminhar o paciente à unidade de saúde para diagnóstico e tratamento; promover o acompanhamento dos pacientes em tratamento, ressaltando a importância de sua conclusão; investigar a existência de casos na comunidade a partir do sintomático; preencher a ficha de notificação dos casos ocorridos e encaminhar à secretaria de saúde; exercer atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção a saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do sistema único de saúde SUS; realizar ações de educação em saúde e de mobilização social; orientar o uso de medidas de proteção individual e coletiva; mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental para controle de vetores; identificar sintomas e encaminhar o paciente à unidade de saúde para diagnóstico e tratamento; promover o acompanhamento dos pacientes em tratamento, ressaltando a importância de sua conclusão; investigar a existência de casos na comunidade, a partir de sintomático; preencher a ficha de notificação dos casos ocorridos e encaminhar à Secretaria de Saúde; exercer outras responsabilidades/atribuições correlatas.

Sobre Prefeitura Porto Estrela

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.