Aberto concurso para 13 vagas em Presidente Getúlio SC

Inscrições começam nesta quinta-feira (16). Prefeitura oferece vencimentos de até R$ 10,2 mil

Samuel Peressin   Publicado em 15/08/2018, às 11h22

A Prefeitura de Presidente Getúlio, em Santa Catarina, abriu concurso público para preencher 13 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva (CR). 

A carreira de agente de serviços gerais (2 postos e salário de R$ 1.216,24) é destinada a profissionais alfabetizados.

Ensino médio é requisito para agente de informática (1 - R$ 2.777,20) e técnico em enfermagem (1 - R$ 1.715,63), função que também requer formação técnica. 

Em nível superior há ofertas para analista de pessoal (1 - R$ 3.186,78), assistente social (1 - R$ 3.656,89), enfermeiro (1 - R$ 3.656,89), gestor de contratos (1 - R$ 3.656,89), médico de família (1 - R$ 10.264,14), professor de inglês (1 - R$ 2.268,12), professor de artesanato (1 - R$ 3.024,20), professor de capoeira (1 - R$ 1.512,11) e professor de dança (1 - R$ 3.024,20).

Inscrição e etapas

O período para inscrições vai das 10h de 16 de agosto às 23h59 de 15 de setembro. Os interessados devem realizar cadastro pelo site http://atena.listaeditais.com.br/. As taxas variam de R$ 50 a R$ 100. 

A seleção envolverá prova objetiva (todos os cargos), em 14 de outubro, avaliação de títulos (professor), com entrega dos documentos na mesma data, e teste prático (agente de informática e agente de serviços gerais), em 4 de novembro.  

O processo seletivo terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da Prefeitura de Presidente Getúlio, de acordo com o edital.

Conteúdo programático para agente de serviços gerais

Língua portuguesa - Ler interpretar textos; Identificar os tipos de frase; Pontuação: reticências, dois pontos, vírgula; Classificação das palavras quanto a tonicidade; Reconhecer no texto classes e estruturas gramaticais; (Substantivo, Artigo, Adjetivo – locução adjetiva, Preposição, Pronomes Verbos, Advérbio.); Identificar a aplicação em textos e palavras da Acentuação gráfica vigente.

Atualidades - Aspectos econômicos, históricos, geográficos, políticos e sociais do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e de Presidente Getúlio. Atualidades do Brasil e do mundo. Esportes, turismo e lazer. Economia mundial, nacional, estadual e municipal. Lei Orgânica do Município.

Raciocínio lógico/matemática - Sistema de numeração decimal; Números naturais: ordenação e operações; Números inteiros: ordenação e operações; Números racionais: representação fracionária e representação decimal; Razões e proporções: grandezas proporcionais, porcentagem e juros simples; Sistema decimal e medidas de comprimento, superfície e volume; Situações problemas; Sistema monetário.

Conhecimentos específicos - Noções básicas de conservação, manutenção, higiene e limpeza e conservação de móveis e instalações. Noções básicas sobre a utilização, guarda e armazenagem de materiais, utensílios e equipamentos de limpeza. Noções básicas sobre sequência correta das operações; uniformidade da limpeza; uso correto e manutenção de utensílios e equipamentos; dosagem dos produtos e ingredientes destinados a limpeza, conservação e manutenção do patrimônio. Conhecimentos sobre quantidades, porções e medidas caseiras. Etapas da produção de refeições: recepção e armazenamento de gêneros alimentícios, pré-preparo, preparo e distribuição. Noções básicas de conservação, manutenção, cozimento, armazenamento e reposição dos alimentos. Adequação da alimentação do escolar e do adolescente. Controle de estoque e técnicas de armazenamento de gêneros alimentícios. Manuseio e conservação de equipamentos e utensílios. Higiene dos alimentos, ambiental, dos utensílios e equipamentos. Prevenção de acidentes. Noções básicas de relações humanas no trabalho. Noções básicas sobre higiene e segurança no trabalho. Primeiros socorros. Ética profissional.
 

Sobre Prefeitura Presidente Getúlio

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.