Presidente Venceslau SP abre concurso com 16 vagas

Edital tem chances para leiturista, procurador jurídico, assistente jurídico, médico e dentista. Inscrições vão até 11 de setembro

Samuel Peressin   Publicado em 30/08/2018, às 13h16

Distante cerca de 600 km da capital paulista, a cidade de Presidente Venceslau realiza concurso público, por meio da prefeitura, para contratação de 16 servidores, além de formação de cadastro reserva (CR).

O cargo de leiturista (2 postos + CR e salário de R$ 1.205,31) é destinado a candidatos com ensino fundamental.

As demais carreiras em disputa exigem curso superior. Há ofertas para procurador jurídico (1 - R$ 2.787,96), assistente jurídico (1 + CR - R$ 2.787,96), médico clínico geral (6 - R$ 3.206,16) e dentista (6 - R$ 3.206,16).

Inscrição e etapas do concurso de Presidente Venceslau

A Unisisp, banca que organiza a seleção, recebe inscrições até 11 de setembro, por meio do site www.unisisp.com.br. São cobradas taxas de R$ 30 (leiturista) e R$ 60 (demais funções). 

O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 30 de setembro, de títulos (procurador, assistente e médico), com entrega dos documentos no mesmo dia, e física (leiturista), em data a ser definida.

O conteúdo programático abrange língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos específicos, variando as disciplinas conforme a vaga.

De acordo com o edital, o concurso da Prefeitura de Presidente Venceslau terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.

Concurso Prefeitura Presidente Venceslau: atribuições do leiturista

Realiza serviços de leitura de hidrômetros e entrega de avisos; Fazer leituras mensais nos hidrômetros instalados no município; Proceder a entrega no município de avisos das taxas de água e esgotos; Colaborar com o setor de processamento de dados para uma perfeita execução dos serviços, de cobrança de serviços do DAE; Executar outras tarefas afins, determinadas pelo superior imediato.
 

Sobre Prefeitura Presidente Venceslau

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.