Prefeitura de Recife PE abre concurso com 25 vagas

As chances do edital são para os cargos de assistente e analista, com salários de até R$ 7,3 mil. Inscrições serão recebidas até o dia 23 de novembro

Patricia Lavezzo   Publicado em 02/10/2018, às 10h32

A Prefeitura Municipal de Recife, capital do Estado de Pernambuco, abriu as inscrições do concurso público que dispõe de 25 vagas imediatas. Do total de ofertas, quatro são reservadas a pessoas com deficiência. 

Candidatos que concluíram o ensino médio podem disputar a função de assistente de gestão pública (5 vagas), cujo salário inicial oferecido é de R$ 1.603,50. 

Para nível superior, as chances do edital são para os empregos de analista de gestão administrativa (10), analista de gestão contábil (5) e analista de planejamento, orçamento e gestão (5). A remuneração é de R$ 7.374,00, sendo composta pelas seguintes parcelas: R$ 3.087 de salário, R$ 1.543,50 de gratificação de exercício de atividade, R$ 1.543,50 de adicional de capacitação profissional e R$ 1.200 de gratificação de planejamento e gestão administrativa, contábil e orçamentária.

A Prefeitura de Recife ainda oferece para os seus servidores o benefício de vale-refeição no valor de R$ 18,50 por dia efetivamente trabalhado. 

As inscrições deverão ser realizadas no site da banca organizadora do certame, que é a Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). Os valores da taxa de participação são de R$ 75 (ensino médio) e R$ 100 (nível superior). O prazo para registro das candidaturas se encerrará às 14h do dia 23 de novembro. 

Concurso Prefeitura de Recife PE: prova

Os participantes serão avaliados por meio de uma única etapa: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta de 80 questões de múltipla escolha que versarão sobre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. 

Com duração máxima de quatro horas, a avaliação será aplicada na cidade de Recife/PE nos dias 12 de janeiro de 2019 para o cargo de analista de planejamento, orçamento e gestão e dia 13 de janeiro de 2019 para os demais postos. 

A confirmação das datas e as informações sobre horários e locais serão divulgadas no Edital de Convocação, a ser publicado no site da Fundação Carlos Chagas a partir do dia 20 de dezembro. 

Descrição do assistente de gestão pública da Prefeitura de Recife PE

Tratar documentos: registrar a entrada e saída de documentos; triar, conferir e distribuir documentos; verificar documentos conforme normas; conferir notas fiscais e faturas de pagamentos; identificar irregularidades nos documentos; conferir cálculos; submeter propostas de encaminhamento para apreciação da chefia; classificar documentos, segundo critérios pré-estabelecidos; arquivar documentos conforme procedimentos, manter e conservar os arquivos. Preparar relatórios, formulários e planilhas: coletar dados; elaborar planilhas de cálculos; efetuar cálculos; elaborar correspondência; dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos. Acompanhar processos administrativos: verificar prazos estabelecidos; localizar processos; encaminhar protocolos internos; atualizar cadastro; convalidar publicação de atos; expedir ofícios e comunicados internos. Atender servidores: fornecer informações; identificar natureza das solicitações dos servidores e encaminhar as solicitações. Dar suporte administrativo e técnico na área de recursos humanos: dar suporte administrativo à área de treinamento e desenvolvimento; orientar servidores sobre direitos e deveres; atuar na elaboração da folha de pagamento; controlar recepção e atualizar dados dos servidores. Executar outras tarefas. 
 

Sobre Prefeitura do Recife

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.