A participação no concurso da Prefeitura Municipal de Rio Claro deverá ser garantida entre os dias 19 de julho e 20 de agosto
Patricia Lavezzo Publicado em 16/07/2018, às 10h39
Serão abertas no dia 19 de julho as inscrições dos dois editais de concurso público da Prefeitura Municipal de Rio Claro, situada no Estado de São Paulo. Oportunidade é de 14 vagas, sendo uma reservada a pessoas com deficiência e duas para os negros.
Para quem concluiu o ensino médio, as chances são para as funções de agente de fiscalização (2 vagas) e agente de mobilidade urbana (10). O salário inicial é de R$ 1.795,33 para carga horária semanal de 40 horas.
O cargo de procurador judicial do município (2) requer nível superior em direito e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A remuneração é de R$ 3.055,01 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Além dos vencimentos, a Prefeitura de Rio Claro ainda oferece aos seus funcionários o benefício do vale-alimentação.
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 20 de agosto, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico do Instituto Mais (www.institutomais.org.br), organizador do processo de seleção. Os valores da taxa de participação são de R$ 55 para os postos de ensino médio e R$ 69 para nível superior.
APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE RIO CLARO/SP 2018 - AGENTE FISCALIZAÇÃO/MOBILIDADE URBANA
Os candidatos poderão se inscrever para até dois cargos, desde que a prova objetiva seja aplicada em horários distintos, especificados a seguir: período da manhã para agente de mobilidade urbana e procurador judicial do município; e à tarde para agente de fiscalização.
A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada no dia 14 de outubro, em locais e horários a serem comunicados, oportunamente, no edital de convocação, a ser publicado nos sites do Instituto Mais e da Prefeitura de Rio Claro (www.rioclaro.sp.gov.br).
Para ensino médio, o exame será composto por 40 questões, sendo dez de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de atualidades, cinco de noções de informática e 15 de conhecimentos específicos. Já para nível superior, serão 50 questões, sendo dez de língua portuguesa, dez de conhecimentos básicos de legislação municipal e 30 de conhecimentos específicos.
Os candidatos que pleiteiam o cargo de procurador ainda serão avaliados por meio de prova dissertativa, eliminatória e classificatória; e análise de títulos, unicamente classificatória.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.