Rio das Ostras RJ recebe inscrições para 1.089 vagas

Candidatos de todos os níveis escolares devem garantir a participação no processo seletivo da Prefeitura de Rio das Ostras até amanhã, dia 22 de março de 2019

Patricia Lavezzo   Publicado em 21/03/2019, às 10h35

Serão recebidas até o dia 22 de março de 2019 as inscrições do processo seletivo da Prefeitura de Rio das Ostras, situada no Estado do Rio de Janeiro. Oferta é de 1.089 vagas temporárias, sendo 210 imediatas e 879 para formação de cadastro reserva (CR). A lotação ocorrerá na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

Quem tem o ensino fundamental pode disputar as funções públicas de auxiliar de creche (7 vagas + 30 CR), auxiliar de secretaria escolar (5 + 33 CR) e motorista categoria “D” (10 + 21 CR).

Para ensino médio, as ofertas são para os cargos de agente de portaria (1 + 10 CR), auxiliar de cuidados escolares (3 + 28 CR), auxiliar educacional (92 + 200 CR), monitor de transporte escolar (10 + 35 CR), monitor escolar (6 + 51 CR), professor I 20h (10 + 150 CR), professor I 30h (5 + 175 CR), secretário escolar (7 + 20 CR) e tradutor e intérprete de libras (5 + 3 CR). 

Aqueles que têm o nível superior estão aptos às carreiras de fonoaudiólogo I (1 + 1 CR), professor II atendimento educacional especializado (4 + 19 CR), professor II nas disciplinas de arte (7 + 18 CR), ciências (7 + 25 CR), educação física (2 + 10 CR), geografia (5 + 26 CR), história (3 + 23 CR), inglês (1 + 20 CR), matemática (6 + 43 CR) e português (5 + 49 CR), professor orientador educacional (2 + 6 CR), professor supervisor de ensino (4 + 11 CR), psicólogo (1 + 1 CR) e psicopedagogo (1 + 1 CR). 

As remunerações iniciais oferecidas partem de R$ 998 e chegam a R$ 2.068,36. Como benefícios, os servidores ainda recebem auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

Processo seletivo da Prefeitura de Rio das Ostras

Interessados em concorrer a uma das vagas devem preencher a ficha cadastral no endereço eletrônico: www.riodasostras.rj.gov.br/educacao/processoseletivo/.  

De acordo com o edital, no momento do preenchimento da ficha de inscrição o candidato deverá indicar o período de atuação profissional, a formação acadêmica e os cursos complementares, além do exigido para o cargo pretendido, pois comporão os elementos de aferição da pontuação classificatória final.

O processo seletivo da Prefeitura de Rio das Ostras contará com uma etapa: análise curricular. Ela consistirá no somatório da pontuação referente à formação acadêmica, cursos complementares e experiência profissional, todos vinculados ao cargo pleiteado.

Sobre Prefeitura Rio das Ostras

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Ibam - Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM presta assessoria a instituições públicas, visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes.

Entre os trabalhos executados junto com as comissões dos concursos, estão: análise da legislação municipal, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados, entre outros.