Concurso Prefeitura de Rio das Ostras RJ: divulgados locais de prova para 303 vagas

Com mais 16,5 mil inscritos, concurso Prefeitura de Rio das Ostras terá a avaliação objetiva aplicada no próximo domingo (16). Saiba quando e onde conferir o gabarito

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 13/02/2020, às 13h54 - Atualizado às 13h57

Google Street View

Ocorre no próximo domingo (16) a prova do concurso Prefeitura de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro – os locais de exame podem ser consultados aqui. No total, 16.509 candidatos disputam 303 vagas.

O processo seletivo preencherá postos em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior de escolaridade. A oferta salarial varia de R$ 998 a R$ 7.184,13.

Com duração de quatro horas, a avaliação objetiva cobrará a resolução de 50 questões de múltipla escolha. O conteúdo programático abrange:

A divulgação do gabarito está prevista para segunda-feira (17), no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), banca responsável pela organização da seleção. 

O certame inclui, ainda, análise de títulos para os concorrentes aos cargos de nível superior. O período para envio dos documentos à banca, via postal, vai de 17 a 19 de março.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso Prefeitura de Rio das Ostras

concursos abertos concursos 2023 concursos rj (rio de janeiro) provas anteriores

Leia também

Concurso SAAE de Barra Mansa RJ: último dia para 32 vagas
Concurso PC RJ: banca para 864 vagas até segunda (17)
Concurso Fundação Saúde RJ: divulgados locais de prova para 4.081 vagas
Concurso Crefono 1 RJ: divulgados locais de prova para 70 vagas
Concursos abertos no RJ somam 3.851 vagas de todos os níveis

Sobre Prefeitura Rio das Ostras

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.

Sobre Ibam - Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM presta assessoria a instituições públicas, visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes.

Entre os trabalhos executados junto com as comissões dos concursos, estão: análise da legislação municipal, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados, entre outros.