Prefeitura Rio de Janeiro/RJ: concurso com 742 vagas

Oportunidades no processo seletivo da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro são para o cargo de médico. As inscrições serão aceitas até o dia 13 de março

Patricia Lavezzo   Publicado em 22/02/2017, às 14h43

A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro abriu as inscrições do processo seletivo destinado à contratação de 742 médicos temporários para atuarem nas unidades de saúde. Os contratos de trabalho terão o prazo de duração de seis meses, admitida, em caso de necessidade, uma única prorrogação de até três meses.
As ofertas são para profissionais de nível superior, com registro no órgão de classe, para as especialidades de psiquiatria, anestesiologia, cardiologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, clínico, CTQ adulto, hemoterapia, intensivista adulto e infantil, nefrologia, nefrologia pediátrica, neurocirurgia, neurologia pediátrica, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, radiologia, urologia, obstetrícia, neonatologia, pediatria, infectologia e geriatria. As remunerações iniciais oscilam entre R$ 6.681,47 e R$ 7.707,44, já inclusa a gratificação de insalubridade e o adicional de supervisão. 

Participação no processo seletivo do Rio de Janeiro


As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente, das 9h às 17h, em dias úteis (exceto feriados), no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), localizado na Rua Afonso Cavalcanti, n° 455, sala 601, Cidade Nova, até o dia 13 de março.
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar (original e cópia) dos seguintes documentos: carteira de identidade; CPF; diploma da graduação; certificado ou diploma da especialização ou residência; registro no órgão fiscalizador da profissão; e currículo acompanhado de toda a documentação comprobatória. 
Os candidatos serão avaliados por meio de análise de currículo, de caráter classificatório e eliminatório, sendo avaliadas as documentações comprobatórias entregues no ato da inscrição.
Os cursos de atualização ou de aperfeiçoamento, na área de atuação pretendia, valerão entre 15 e 30 pontos; a comprovação de experiência profissional em unidade de saúde pública do município do Rio de Janeiro e/ou órgão público, exceto no caso de vínculo oriundo de contratação temporária, valerá 30 pontos; e a comprovação de experiência na especialidade que concorre, exceto no caso de vínculo oriundo de contratação temporária, valerá no mínimo 10 pontos por ano e no máximo 40. 
No dia 20 de março será publicado o resultado da análise de currículo no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro e no endereço eletrônico www.rio.rj.gov.br/doweb.

Sobre Prefeitura Rio de Janeiro

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.