Com salários que alcançam R$ 4,3 mil, oportunidades no concurso da Prefeitura de Rio do Sul estão distribuídas entre funções destinadas a profissionais de todas as escolaridades
A
Prefeitura de Rio do Sul, em Santa Catarina, recebe até 25 de janeiro as
inscrições para o
concurso público destinado a preencher 49 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). A oferta salarial varia de R$ 957,95 a R$ 4.310,87.
As carreiras de auxiliar de serviços gerais (CR), cozinheiro (CR) e coveiro (CR) admitem candidatos alfabetizados.
Quem possui
nível fundamental pode concorrer como agente comunitário de saúde (32) e agente de combate a endemias (2).
Ensino médio é requisito do
concurso da Prefeitura de Rio do Sul para agente de defesa civil (CR), auxiliar de saúde bucal (5), motorista socorrista (1), telefonista (CR) e técnico em radiologia (1), função que também cobra formação técnica.
Em
nível superior há oportunidades para biólogo (CR), engenheiro sanitarista (CR), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo (1), nutricionista (1), profissional de educação física (2), terapeuta ocupacional (1) e professor nas áreas de ciências (CR), ensino religioso (1), inglês (CR) e libras (1).
Com taxas entre R$ 40 e R$ 100, as
inscrições para o
concurso da Prefeitura de Rio do Sul devem ser efetuadas pelo site do Instituto o Barriga Verde (
www.iobv.org.br), banca que organiza a seleção.
Sobre as provas do concurso da Prefeitura de Rio do Sul
O processo seletivo envolverá provas objetiva (todos os cargos), em 18 de fevereiro, prática (motorista socorrista), em 11 de março, e de títulos (vagas de nível superior), entre 5 e 9 de março.
De acordo com os editais, o
concurso da Prefeitura de Rio do Sul terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério do governo municipal.
Concurso Prefeitura Rio do Sul: principais atribuições do agente comunitário de saúde
Atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal; realizar mapeamento de sua área adstrita; cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; identificar os indivíduos e famílias expostas a situações de risco e identificar a área de risco; realizar ações e atividades, no nível de suas competências, na área prioritária da atenção básica; traduzir para a UFS a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; entre outras atividades.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.