O concurso da Prefeitura Municipal de Rio Verde é destinado a candidatos de nível médio, com carteira de habilitação e idade máxima de 35 anos
A
Prefeitura Municipal de Rio Verde, no Estado de
Goiás, publicou o edital de abertura das
inscrições do
concurso para
guarda civil municipal. A seleção visa o preenchimento de 120 vagas, sendo 80 imediatas (oito para as mulheres e 72 para os homens) e 40 para formação de cadastro reserva.
Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível
médio, idade máxima de 35 anos no ato da posse e carteira de habilitação na categoria “AB”. O salário inicial é de R$ 1.543,93 para carga horária semanal de 40 horas.
Entre as atribuições do posto, estão: zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do município; exercer a vigilância diuturna interna e externa do patrimônio público municipal, em especial escolas, centro municipais de educação infantil, unidades de saúde, parques, praças, centros esportivos e culturais e demais prédios públicos, coma finalidade de prevenir sinistros, atos de vandalismo e protegê-los de crimes contra o patrimônio, bem como exercer o patrulhamento preventivo e comunitário, promovendo a mediação de conflitos e o respeito aos direitos fundamentais; prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir infrações penais ou administrativas e os atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, no território do município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais; atuar, de forma articulada com os órgãos municipais de políticas sociais, visando ações interdisciplinares de segurança, em conformidade com as diretrizes e políticas estabelecidas pelo poder executivo; apoiar o órgão municipal de trânsito no controle de entrada e saída de veículos e pessoas, se necessário, bem como exercer a orientação ao público e segurança preventiva nos eventos e festividades realizados pelo município de
Rio Verde; entre outras tarefas.
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA PREFEITURA DE RIO VERDE - GUARDA CIVIL MUNICIPALComo participar do concurso da Prefeitura de Rio Verde
As
inscrições serão recebidas entre os dias 26 de dezembro de 2017 e 14 de janeiro de 2018. A ficha de cadastro estará disponível na página eletrônica da organizadora do certame, a Universidade de Rio Verde - UniRV (
www.unirv.edu.br). A taxa do
concurso da
Prefeitura de Rio Verde custa R$ 120.
Para os candidatos que não possuem acesso à internet, a UniRV disponibilizará computadores para a realização da inscrição entre os dias 02 e 04 de janeiro, no horário das 13 às 17 horas, no bloco I do prédio administrativo, campus universitário “Fazenda Fontes do Saber”.
Provas do concurso da Prefeitura de Rio Verde
A primeira etapa a ser disputada pelos participantes será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, informática, noções de direitos humanos e cidadania, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional, noções de direito penal e conhecimentos específicos, além de uma redação.
Com cinco horas de duração, o exame será aplicado no município de
Rio Verde no dia 4 de fevereiro de 2018. A confirmação da data e os locais e horários de realização serão divulgadas no site da UniRV, em momento oportuno.
O
concurso da
Prefeitura de Rio Verde ainda contará com as seguintes etapas, de caráter apenas classificatório: avaliação médica e psicológica; prova de aptidão física; e curso de formação.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.