Prefeitura de Salvador/BA abre concurso com 971 vagas

A participação no processo seletivo da Prefeitura Municipal de Salvador deverá ser garantida até o dia 27 de julho. Os salários iniciais chegam a R$ 3,9 mil

Patricia Lavezzo   Publicado em 07/07/2017, às 11h06

Entra em vigor nesta sexta-feira (7) o prazo de inscrição dos seis editais do processo seletivo da Prefeitura Municipal de Salvador, no Estado da Bahia. Ao todo, são oferecidas 971 vagas temporárias, sendo 53 reservadas às pessoas com deficiência e 295 aos afrodescendentes. 
Os editais especificam que a seleção também contará com formação de cadastro reserva, composto por até 15 vezes o número de vagas. O contrato de trabalho terá o prazo determinado de até 24 meses, com possibilidade de renovação uma única vez por igual período.
Para quem possui o ensino fundamental completo, as chances são para as funções de auxiliar de serviços gerais (400 vagas) e auxiliar de desenvolvimento infantil (240), cujos respectivos salários iniciais são de R$ 950 e R$ 1.150. 
Os cargos de técnico de nível médio I atendimento (202) e técnico de nível médio II operacional (42) exigem ensino médio completo. Os vencimentos são de R$ 1.450 e R$ 1.900, respectivamente. 
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Nível superior é requisito para os postos de técnico de nível superior I suporte administrativo operacional (42), cuja remuneração é de R$ 2.650, e técnico de nível superior II nas especialidades de direito (14), administração (7), economia ou gestão financeira (7), comunicação social (2), engenharia civil (2), engenharia elétrica (2), engenharia ambiental (2), arquitetura e urbanismo (2), urbanismo (2) e ciências contábeis (5), com ganhos de R$ 3.950. 

Processo seletivo da Prefeitura de Salvador


As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através da página eletrônica da Fundação Getúlio Vargas (www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/prefeituradesalvador). A ficha de cadastro estará disponível no site até as 16h de 27 de julho. Os valores da taxa de participação oscilam entre R$ 50 e R$ 90, conforme o cargo pleiteado. 
O processo seletivo da Prefeitura de Salvador será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por questões de múltipla escolha sobre as matérias de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, noções de informática, atualidades e/ou conhecimentos específicos. 
A avaliação será aplicada na cidade de Salvador na data prevista de 3 de setembro. O edital de convocação, contendo os locais e horários de realização do exame, será divulgado no site da Fundação Getúlio Vargas, em momento oportuno. 

Atribuições de alguns cargos da Prefeitura de Salvador


Auxiliar de serviços gerais - executar serviços de limpeza interna e externa das instalações; manter as condições de higiene e conservação; realizar a limpeza periódica e o abastecimento de banheiros, copa, cozinha, obras e outros, para mantê-los em condições de uso; coletar resíduos sólidos das dependências da prefeitura, depositando-os nos locais apropriados; conservar e organizar o local de trabalho; realizar atividades correlatas de copa; cuidar do suprimento de materiais de limpeza; desenvolver outras atividades correlatas.
Auxiliar de desenvolvimento infantil - prestar apoio e participar do planejamento, execução e avaliação das atividades sócio-pedagógicas; contribuir para o oferecimento de espaço físico e de convivência adequados à segurança, ao desenvolvimento, ao bem-estar social, físico e emocional dos estudantes; auxiliar nas atividades desenvolvidas pelo professor; orientar e auxiliar nos hábitos de higiene dos estudantes; prestar cuidados básicos aos estudantes; zelar pela guarda de materiais e equipamentos de trabalho; participar do processo de adaptação dos estudantes; prestar apoio em passeios externos e excursões; incentivar a aprendizagem dos estudantes; preparar a sala de aula, espaços de convivência e os materiais a serem utilizados pelos professores e estudantes; executar outras atividades.
Técnico de nível médio I atendimento - prestar atendimento ao público interno e externo por telefone e presencial; anunciar e registrar visitantes; gerir as informações de sistemas próprios da Prefeitura de Salvador; fornecer informações diversas; informar e conferir documentos necessários para o atendimento; realizar confeccionar relatórios; auxiliar nas funções de execução administrativa; análise de processos administrativos; controlar o recebimento, conferência e distribuição dos processos administrativos; organizar material de trabalho; comunicar a autoridade competente qualquer irregularidade verificada; entre outras.
Técnico de nível médio II operacional - contribuir para o desenvolvimento das atividades de gestão de materiais, patrimônio, documentação e serviços gerais; prestar serviços de protocolo de documentos; desempenhar atividades de recepção, tramitação, análise e distribuição de documentos e processos; redigir documentos oficiais conforme padrões existentes em observância às orientações da Prefeitura de Salvador: textos, tabelas e formulários; execução de trabalhos com editores de texto, planilhas eletrônicas e internet; prestar atendimento ao público interno e externo por telefone e presencial; desenvolver outras atividades correlatas.

Sobre Prefeitura de Salvador

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.