As vagas do processo seletivo da Prefeitura Municipal de Salvador estão distribuídas entre os cargos de educador social, assistente social e psicólogo, que exigem níveis médio e superior
A
Prefeitura Municipal de Salvador, na
Bahia, abriu as
inscrições do
processo seletivo que visa à contratação temporária de 110 profissionais para desempenharem atividades no âmbito da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). Haverá, ainda, formação de cadastro de reserva de até 15 vezes o número de ofertas.
O cargo de educador social (15 vagas) exige o ensino
médio completo e o salário inicial é de R$ 1.453,69.
Aqueles que têm o nível
superior podem se inscrever para os empregos de assistente social (28) e psicólogo (67). O vencimento é de R$ 3.876,52.
A carga horária semanal para todos os postos é de 40 horas. O prazo de validade do contrato de trabalho será de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da
Prefeitura de Salvador.
Processo seletivo da Prefeitura de Salvador
As
inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico
www.processoseletivosimplificadosemps.salvador.ba.gov.br. A ficha de cadastro estará disponível no site somente até o dia 7 de novembro.
Será cobrada uma taxa de participação, nos valores de R$ 35 para ensino médio e R$ 50 para formação superior. O pagamento do boleto bancário deverá ser efetuado até a data limite do prazo.
Os participantes do
processo seletivo da
Prefeitura de Salvador serão avaliados através de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório. Somente serão aceitos e avaliados os documentos que comprovem: experiência profissional na função pretendida; certificado de curso de aperfeiçoamento; certificado de curso técnico (apenas para educador social); certificado de curso de especialização; e diploma ou certificado devidamente registrado de mestre, apenas para assistente social e psicólogo.
Atribuições dos cargos da Prefeitura de Salvador
Educador social - desenvolver atividades socioeducativas e de convivência e socialização visando à atenção, defesa e garantia de direitos e proteção aos indivíduos e famílias; desenvolver atividades instrumentais e registro para assegurar direitos; assegurar a participação social dos usuários em todas as etapas do trabalho social; apoiar e desenvolver atividades de abordagem social e busca ativa; atuar na recepção dos usuários; apoiar na identificação e registro de necessidades e demandas dos usuários; organizar, facilitar oficinas e desenvolver atividades individuais e coletivas de vivência nas unidades e/ou na comunidade; acompanhar, orientar e monitorar os usuários na execução das atividades; executar outras tarefas.
Assistente social - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do serviço social com participação da sociedade civil; encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população; realizar acolhida, escuta qualificada, acompanhamento especializado e oferta de informações e orientações; elaborar, junto com a famílias/indivíduos, o plano de acompanhamento individual e/ou familiar; realizar trabalho em equipe interdisciplinar; alimentar registros e sistemas de informação sobre as ações desenvolvidas; participar de atividades de planejamento, monitoramento e avaliação dos processos de trabalho; entre outras.
Psicólogo - realizar atendimento individual e em grupo; realizar trabalho em equipe interdisciplinar; realizar acolhida, escuta qualificada, acompanhamento especializado e oferta de informações e orientações; alimentar registros e sistemas de informação sobre as ações desenvolvidas; participar de atividades de planejamento, monitoramento e avaliação dos processos de trabalho; desenvolver modalidades interventivas coerentes com os objetivos do trabalho social desenvolvido; colaborar com a construção de processos de mediação, organização, mobilização social e participação dialógica; desenvolver as ações de acolhida, entrevistas, orientações, referenciamento e contrareferenciamento, visitas e entrevistas domiciliares, articulações institucionais dentro e fora do território de abrangência; entre outras.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.