Prefeitura de Santa Bárbara/MG abre concurso público

Oportunidades abertas para concurso público em Santa Bárbara/MG. Os cargos disponíveis são de agente comunitário de saúde e agente controlador de endemias

Da Redação/SP   Publicado em 20/03/2017, às 09h57

Já estão abertas as inscrições para concurso público da Prefeitura de Santa Bárbara/MG. O processo seletivo tem como intuito preencher duas vagas disponíveis, além de formação de cadastro reserva na área da saúde. 
As funções são de agente comunitário de saúde (cadastro reserva) e agente controlador de endemias (2). Para se candidatar aos cargos, é preciso ter concluído o ensino médio e ter mais de 18 anos. Os salários são de R$ 1.080,72 para ambos e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. 

Concurso da Prefeitura de Santa Bárbara: participação


Já é possível se candidatar para o concurso público da Prefeitura de Santa Bárbara. O interessado deverá comparecer à sede da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara para realizar a inscrição até 31 de março. Os horários de funcionamento são de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. 
Todos os participantes executarão uma prova objetiva, contendo 20 questões de múltipla escolha. A avaliação será aplicada em 9 de abril, com início às 9h e duração de duas horas. 
O resultado final do concurso será divulgado em até dez dias úteis após a realização das provas, no site www.cepp.com.br e mural da Prefeitura Municipal. O prazo para comparecimento do candidato após sua convocação será de dois dias úteis previstos para a contratação e a ausência caracterizará desistência.

Atribuições dos cargos do concurso 


Agente Comunitário de Saúde - utilizar os instrumentos para diagnostico demográfico sócio cultural da comunidade: promover ações de educação para a saúde individual e coletiva; Registrar para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças, e outros agravos da saúde; Estimular a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde: realizar visitas domiciliar periódicas para monitoramento de situações de risco à família: cadastrar usuários, executar tarefas de preenchimento de formulários, recepção de usuários; Organizar e participar de reuniões, promoção, prevenção e atenção à saúde, atividades, controle de arquivo.
Agente de Combate a Endemias – desenvolver as seguintes atividades, no âmbito da vigilância, prevenção, controle e promoção da saúde: atuar em endemias existentes e/ou a surgir no município, assim como Dengue, Esquistossomose, Leishimaniose, Chagas, Malária, entre outras. Visitar residências, estabelecimentos comerciais, industriais e outros. Vistoriar terrenos baldios. Localizar, eliminar focos e criadouros. Realizar tratamento focal: aplicação de larvicida em vasos de plantas, pneus, tambores e outros. Realizar tratamento focal em pontos estratégicos. Realizar levantamento de índice (pesquisa larvária). Fazer orientação sobre o mosquito Aedes Aegypti e como evitar a Dengue, em todas as visitas. Preencher formulários. Atualizar mapeamento. Participar de reuniões e treinamentos. Realizar palestras e demais atividades de educação em saúde. 

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.