Santa Helena/PR abre concurso com 26 vagas

Concurso da Prefeitura de Santa Helena selecionará para funções de cuidador social, técnico em enfermagem e enfermeiro, com salários de até R$ 2,9 mil. Inscrições começam em 28 de setembro

Samuel Peressin   Publicado em 27/09/2017, às 09h27

A Prefeitura de Santa Helena, no Paraná, abriu processo seletivo para contratação temporária de 26 servidores, além de formação de cadastro reserva (CR). Do total de vagas, três são destinadas a pessoas com deficiência e três a negros.

Para concorrer como cuidador social (5 postos e salário de R$ 1.475,51) é necessário possuir ensino médio. Além de segundo grau completo, a função de técnico em enfermagem (11 - R$ 1.561,68) exige formação técnica.

Em nível superior há chances no concurso da Prefeitura de Santa Helena para enfermeiro (10 - R$ 2.923,62).

Concurso Prefeitura Santa Helena/PR: inscrições e provas


Será possível se inscrever no concurso da Prefeitura de Santa Helena entre 28 de setembro e 16 de outubro, por meio do site www.fauel.org.br. As taxas custam R$ 50 para cuidador e técnico e R$ 70 para enfermeiro.

A seleção compreenderá prova objetiva e análise de títulos, em 5 de novembro. A avaliação escrita apresentará 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

Os aprovados no concurso da Prefeitura de Santa Helena terão contrato de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.

Atribuições do cuidador social no concurso da Prefeitura de Santa Helena


Cuidados básicos com alimentação, higiene e proteção; Acompanhamento nos serviços de saúde, escola e outros serviços requeridos no cotidiano; Relação afetiva personalizada e individualizada com cada criança e adolescente; Organização do ambiente (espaço físico e atividades adequadas ao grau de desenvolvimento de cada criança ou adolescente); Auxilio à criança e ao adolescente para lidar com sua história de vida, fortalecimento e autoestima e construção da identidade; Registrar em livro os acontecimentos de relevância no Abrigo Institucional; Registrar Guia de Acolhimento no momento de cada acolhimento no Abrigo Institucional, colhendo assinaturas; Relatar situações relevantes ao coordenador; Observar e zela os direitos e garantias acolhidos; Se reportar ao coordenador em todos os casos que seja fora do cotidiano, sobre as necessidades, sobre os conflitos; Não restringir nenhum direito que não tenha sido objeto de restrição na decisão de acolhimento; Acompanhar a frequência escolar bem como as atividades escolares; Preservar a identidade e oferecer ambiente de respeito e dignidade do adolescente; Preservar sigilo profissional sobre a vida dos acolhidos, e as vivências no abrigo; Zelar pela ética profissional; Ter conhecimento das normas de funcionamento do abrigo.

Concurso Prefeitura Santa Helena: atribuições do técnico em enfermagem


Coordenar os trabalhos de enfermagem conjuntamente com os trabalhos dos enfermeiros saúde pública e cumprir as determinações no Conselho Nacional, Estadual e Regional de Enfermagem; Participar da equipe de programação de assistência à enfermagem; Executar ações assistenciais de enfermagem, exceto às privativas do enfermeiro; Participar da equipe de saúde, orientando os auxiliares de enfermagem no desempenho de suas funções; Coletar material para exame de laboratório, segundo orientação médica; Preparar e esterilizar materiais e instrumentos, ambientes e equipamentos, segundo orientação para realização de exames, tratamentos, intervenções cirúrgicas, imunizações, obturações e outros; Realizar exames eletroencefalográficos e posicionando adequadamente o paciente, manejando os dispositivos do eletroencefalógrafo; Orientar pacientes, prestado informações relativas à higiene, alimentação, utilização de medicamentos e cuidados específicos em tratamento de saúde; Elaborar relatórios das atividades do setor (número de pacientes, exames realizados, vacinas aplicadas e outros), e efetuar o controle diário do material utilizado, anotando a quantidade e o tipo dos mesmos; Ser responsável pelo trabalho realizado e valorizar o trabalho da equipe; Executar outras tarefas inerentes de sua função; Executar outras atividades necessárias à consecução dos serviços técnicos a sua área de atuação.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.