Santa Mercedes/SP: concurso com inscrição aberta

Oferta no concurso da Prefeitura Municipal de Santa Mercedes é de uma vaga para o cargo de diretor de escola. A participação deverá ser garantida até 28 de maio

Patricia Lavezzo   Publicado em 23/05/2017, às 10h54

Serão aceitas até o dia 28 de maio as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Santa Mercedes, localizada no Estado de São Paulo. A seleção visa o preenchimento de uma vaga para o cargo de diretor de escola. 
Para ingressar na carreira é necessário possuir nível superior em curso de graduação plena em pedagogia ou em grau de pós-graduação na área de educação e experiência mínima de cinco anos de exercício no magistério de educação básica. O salário inicial é de R$ 3.651,89 para carga horária semanal de 40 horas. 
A ficha de cadastro está disponível no endereço eletrônico da banca organizadora, a Consesp (www.consesp.com.br). O valor da taxa de participação é de R$ 48,50.

Avaliação do concurso da Prefeitura de Santa Mercedes


Com três horas de duração, a prova objetiva será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de conhecimentos educacionais e 20 de conhecimentos específicos. 
Ela será aplicada na cidade de Santa Mercedes no dia 2 de julho, com início às 9 horas. Os locais de realização do exame serão divulgados, oportunamente, no site da Consesp. 
A etapa final do concurso da Prefeitura de Santa Mercedes será a análise de títulos. Serão considerados os seguintes documentos: doutorado, mestrado e/ou pós-graduação na área da educação e certificado ou atestado de aprovação em concurso público ou processo seletivo na carreira do magistério. 

Atribuições do cargo da Prefeitura de Santa Mercedes


Diretor de escola - dirigir toda a política educacional na unidade escolar. Aplicar suas disciplinas aos funcionários junto ao departamento municipal de educação. Manter todo o material da unidade escolar inventariado e em dia. Dirigir, construir, implementar e participar de todas as atividades pedagógicas da unidade. Articular ações educacionais desenvolvidas pelos diferentes seguimentos da unidade escolar, visando à melhoria da qualidade de ensino. Possibilitar reflexão e a prática docente. Favorecer o intercâmbio de experiências. Acompanhar e avaliar de forma sistemática os processos de ensino aprendizagem. Apontar e priorizar os problemas educacionais a serem efetuados. Propor alternativas de resolver os problemas levantados. Supervisionar as atividades e recuperação eficiente de alunos que não estão ajustados. Acompanhar todos os atos administrativos indispensáveis ao bom funcionamento da U.E., tais como: livro ponto, faltas, prontuários, ofícios, etc. Comunicar ao superior toda e qualquer ausência da U.E. Criar condições de organização, disciplina, interação interpessoal. Supervisionar a merenda escolar na U.E. Organizar os eventos cívicos e comemorativos da U.E. Assinalar juntamente com o secretário de escola, todos os documentos relativos à vida escolar dos alunos expedido pela U.E. Responder pelo cumprimento, no âmbito da escola, das leis, regulamentos e determinações, bem como dos prazos para execução dos trabalhos estabelecidos pelas autoridades superiores. Apurar ou fazer apurar irregularidades de que venha a tomar conhecimento no âmbito da escola e comunicar ao superior imediato. Executar outras tarefas. 

Sobre Prefeitura Santa Mercedes

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.