Edital tem chances para motorista, zelador, auxiliar de biblioteca, monitor de creche, instrutor de informática e professor
Samuel Peressin Publicado em 09/11/2018, às 14h41
A Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, em Mato Grosso, abriu processo seletivo destinado a preencher 37 vagas, além de formar cadastro reserva (CR). Os salários variam de R$ 1.300 a R$ 2.780.
Os cargos de zelador de limpeza (2 oportunidades), zelador de patrimônio (2) e motorista de transporte escolar (CR) são opções para profissionais com ensino fundamental.
Nível médio é requisito para quem pretende concorrer a auxiliar de biblioteca (1), instrutor de informática (1) e monitor de creche (15).
As ofertas com exigência de curso superior são para professor nas áreas de pedagogia (14), língua portuguesa (2), matemática (CR), ciências (CR) e informática (CR).
Presenciais e gratuitas, as inscrições serão recebidas entre 21 de novembro e 4 de dezembro, na sede do Executivo (av. Flávio Luis, nº 2.201, centro), das 9h às 11h e das 13h às 16h, em dias úteis.
As provas objetiva (todos os cargos) e discursiva (vagas de nível superior) estão marcadas para ocorrer em 9 de dezembro, a partir das 7h30, na escola Três de Novembro.
O concurso da Prefeitura de Santa Rita do Trivelato terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital.
Língua portuguesa - Noções gerais de gramática. Fonologia - ortografia - acentuação gráfica - estrutura e formação de palavras - verbos: tempo, modo, cargo - substantivos: classificação e cargo – flexão de gênero, número e grau, formação e análise - artigo - adjetivo: conceito, classificação correspondência e locuções adjetivas, flexões - advérbios: classificação, flexão, grau e cargo – numeral: tipos e cargo - pronomes: conceito, classificação - preposição - conjunções – interjeições.
Matemática - Conjunto de números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, operações, expressões (calculo), problemas, raiz, quadrada: MDC e MMC – calculo – problemas: Porcentagem: juros simples: Regras de três simples e composta: Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo, volume: Sistema Monetário Nacional: Equações: 1º e 2º grau.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.