Santana de Parnaíba/SP abre concurso com 21 vagas

Todas as chances do concurso da Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba são destinadas ao cargo de agente comunitário de saúde

Patricia Lavezzo   Publicado em 16/02/2018, às 10h03

Encontram-se abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, localizada no Estado de São Paulo. A seleção visa o preenchimento de 21 postos de agente comunitário de saúde, além de formação de cadastro reserva. Ofertas estão distribuídas entre a Unidade de Saúde da Família, Unidade de Saúde Avançada e Unidade Básica de Saúde.
Interessados em concorrer a uma das vagas devem possuir diploma de conclusão de curso de nível médio e residir na área da abrangência da micro-área em que irá atuar desde a data da publicação do edital. O salário inicial é de R$ 1.194,31 para carga horária semanal de 40 horas. 
Além do vencimento, a Prefeitura de Santana de Parnaíba ainda oferece para seus servidores o benefício de R$ 150 de vale-alimentação. 
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.institutomais.org.br, até o dia 15 de março. O valor da taxa de participação é de R$ 41,30. 
O concurso da Prefeitura de Santana de Parnaíba será constituído de uma única etapa: prova objetiva. Ela será aplicada na data prevista de 8 de abril, em locais e horários a serem divulgados em momento oportuno. 
APOSTILAS CONCURSO SANTANA DE PARNAÍBA 2018 - AGENTE COMUNITÁRIO DA SAÚDE
A avaliação contará com 40 questões de múltipla escolha, sendo oito de língua portuguesa, seis de matemática, cinco de atualidades, cinco de conhecimentos básicos de legislação municipal e 16 de conhecimentos específicos. 

Atribuições do cargo da Prefeitura de Santana de Parnaíba/SP


Agente comunitário de saúde - desenvolve atividades de prevenção das doenças e promoção da saúde, através de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, sob supervisão; realiza o cadastramento das famílias; atualizando as fichas de cadastramento dos componentes das famílias; participa na realização do diagnóstico demográfico e na definição do perfil sócio econômico da comunidade, na descrição do perfil do meio ambiente da área de abrangência, na realização do levantamento das condições de saneamento básico e realização do mapeamento da sua área de abrangência; realiza o acompanhamento das micro-áreas de risco; participa da programação das visitas domiciliares, elevando a sua frequência nos domicílios que apresentam situações de maior risco e/ou vulnerabilidade; acompanha o desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos; executa ações de vigilância de crianças menores de um ano consideradas em situação de risco; identifica, monitora e encaminha gestantes às unidades de saúde de referência; promove a imunização de rotina de crianças e gestantes; orienta as pessoas, famílias e outros grupos sociais do seu micro-território sobre as ações desenvolvidas pelo sistema de saúde, pela unidade básica e sua equipe de referência, quanto a fluxos, protocolos, normas e rotinas; conhece e manuseia o sistema de informação local, contribuir para o seu funcionamento adequado, alimentando-o com os dados pertinentes ao seu trabalho; participa do planejamento, execução e avaliação de ações da sua equipe de referência e da sua unidade de saúde; estimula a participação comunitária para ações que visem a melhoria da qualidade de vida da comunidade; maneja o prontuário familiar com sigilo e ética profissional, para coletar dados necessários ao seu trabalho e realiza anotações necessárias à integração do seu trabalho com o dos outros membros da equipe e executa outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade associada à sua área de atuação.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.