Santo Antônio de Pádua/RJ visa preencher 50 vagas

Para candidatar-se é necessário possuir ensino médio completo, ter idade máxima de 35 anos e Carteira Nacional de Habilitação – CNH categoria “B”

Carolina Pera   Publicado em 16/07/2013, às 14h18

Localizada no Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua, divulgou edital que visa preencher 50 postos de guarda municipal. Das vagas, 35 são para o sexo masculino e 15 para feminino.

É necessário possuir ensino médio completo, ter idade máxima de 35 anos e Carteira Nacional de Habilitação – CNH categoria “B”.

O salário inicial é de R$ 1.200 para jornada de 40 horas semanais.

Com participar – As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet, por meio do site do organizador do processo: www.idecan.org.br; ou pessoalmente, das 8h às 16h, na Central de Atendimento ao candidato do IDECAN, localizado no prédio do antigo Fórum, na Rua Silva Jardim s/nº, Centro, no Município de Santo Antônio de Pádua, Estado do Rio de Janeiro, CEP 28.470.000. O prazo termina no dia 8 de agosto.Taxa de R$ 50.

A seleção se dará por meio das seguintes etapas: prova escrita objetiva de múltipla escolha e prova escrita discursiva, avaliação física, avaliação psicológica, curso específico de formação profissional e comprovação de quesitos e exames médicos.

O teste envolverá questões de língua portuguesa (10), raciocínio lógico (10), conhecimentos gerais (10) e conhecimentos específicos (10). A discursiva será uma redação.

Atribuições – dentre as funções do cargo estão as de realizar policiamento comunitário preventivo e permanente dos espaços públicos, orientado para a solução de problemas, interagindo com as Polícias Estaduais e Federais no município, agindo junto à comunidade e promovendo a mediação de conflitos e o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos; prevenir e inibir atos delituosos que atentem contra as pessoas, os bens, e os serviços, bem como as instalações municipais; Proteger os patrimônios coletivos, em especial os ecológicos, culturais, arquitetônicos e ambientais do Município, inclusive adotando medidas educativas; e apoiar a administração Municipal no exercício do poder de polícia administrativa.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.