Santo Antônio do Pinhal/SP abre inscrição de concurso

O concurso da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Pinhal oferece duas vagas para os cargos de agente de combate às endemias e médico da família

Patricia Lavezzo   Publicado em 11/01/2017, às 09h32

Foram abertas nesta quarta-feira (11) as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Pinhal, localizada no Estado de São Paulo. A seleção visa a preencher duas vagas temporárias do seu quadro de pessoal. 
Para quem concluiu o ensino fundamental, a oferta é de uma vaga para a função de agente de combate às endemias, cujo salário inicial é de R$ 1.040 e a carga horária semanal de 40 horas. Também é exigida carteira de habilitação na categoria B ou superior, e bom condicionamento físico, já que o exercício das atividades se dará permanentemente em campo. 
O cargo de médico da família PSF está com uma vaga em aberto e requer formação superior, além de registro no CRM. A remuneração é de R$ 8.931,30 e a jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Participação no concurso da Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal


As inscrições serão aceitas até o dia 25 de janeiro, pessoalmente ou por procuração, em dias úteis, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, na sede da prefeitura, situada na Avenida Ministro Nelson Hungria, nº 52, Centro. 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, composta por 20 questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa e conhecimentos específicos. Com três horas de duração, ela será aplicada no dia 12 de fevereiro, às 9h, na Escola Municipal Noe Alves Ferreira, localizada na Rua Coronel Sebastião Marcondes da Silva, nº 149, Centro. 
A validade do concurso da Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal será até o dia 31 de dezembro de 2017. 

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal


Agente de combate às endemias - executar atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças, mediante orientação da chefia. Deverá ser responsável pela execução de atividades de controle vetorial com a principal função de descobrir focos, destruir e evitar a formação dos criadouros. Realizar vistoria nos imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios, praças e demais áreas da zona urbana e rural do município. Realizar pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índices, descobrimento de focos, colocação de armadilhas. Coletar exemplares de vetores em armadilhas ou em seu habitat. Elaborar diariamente boletins de produção e/ou relatórios de visitas, observando o fiel preenchimento dos mesmos. Participar de reuniões e capacitações técnicas. Realizar as atribuições prioritariamente em campo sob condições climáticas diversas (calor, frio, sol e chuva) atendendo as pactuações de metas vigentes. Executar as atividades administrativas relacionadas ao emprego.
Médico da família - prestar assistência integral aos indivíduos sob sua responsabilidade. Valorizar a relação médico-paciente e médico-família como parte de um processo terapêutico e de confiança. Oportunizar os contatos com indivíduos sadios ou doentes, visando abordar os aspectos preventivos e de educação sanitária. Empenhar-se em manter seus clientes saudáveis, quer venham às consultas ou não. Executar ações básicas de vigilância epidemiológica e sanitária em sua área de abrangência. Executar as ações de assistência nas áreas de atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador, ao adulto e ao idoso, realizando também atendimentos de primeiros cuidados nas urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais, entre outros. Promover a qualidade de vida e contribuir para que o meio ambiente seja mais saudável. Discutir de forma permanente - junto à equipe de trabalho e comunidade - o conceito de cidadania, enfatizando os direitos à saúde e as bases legais que os legitimam - participar do processo de programação e planejamento das ações e da organização do processo de trabalho das unidades de Saúde da Família; Executar outras atividades compatíveis com as especificadas, conforme as necessidades do município.

Sobre Prefeitura Santo Antônio do Pinhal

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.