As inscrições serão recebidas até o dia 24 de setembro. Os salários iniciais oferecidos chegam a R$ 5,4 mil
Patricia Lavezzo Publicado em 03/09/2018, às 15h09
Já estão abertas as inscrições dos quatro editais de concurso público da Prefeitura de São Carlos, localizada no Estado de São Paulo. Ao todo, serão preenchidas 21 vagas do seu quadro de pessoal.
Candidatos que concluíram o ensino médio podem se inscrever para as funções de agente comunitário de saúde (2 vagas) e instrutor surdo (1), cujos respectivos salários iniciais são de R$ 1.568 e R$ 1.672.
Quem tem o nível superior em medicina está apto à carreira de médico nas especialidades de clínico geral (1), sanitarista (1), neurologista clínico infantil (1), cardiologista (1), pneumologista (1), urologista (1), angiologista (1), urgência e emergência (10) e do trabalho (1). As remunerações oscilam entre R$ 2.565 e R$ 5.480.
Interessados em concorrer a um dos postos deverão se inscrever no endereço eletrônico www.institutoexcelenciaprcom.br até as 12h do dia 24 de setembro. Os valores da taxa de participação são de R$ 16,73 para ensino médio e R$ 22,35 para nível superior.
• APOSTILA CONCURSO PREFEITURA DE SÃO CARLOS SP 2018 - AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
O certame será constituído das seguintes etapas: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; prova prática para instrutor surdo, eliminatória e classificatória; e análise de títulos para médicos, exceto para o do trabalho, unicamente classificatória.
A prova objetiva será aplicada na cidade de São Carlos/SP no dia 14 de outubro. Ela contemplará questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, legislação, políticas de saúde e/ou conhecimentos específicos.
Agente comunitário de saúde - desenvolver atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde através de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão.
Instrutor surdo - responsabilizar-se pelo ensino e aprimoramento da libras, como primeira língua, junto aos alunos surdos e como segunda língua para a comunidade escolar, prioritariamente nas escolas de educação bilíngue para surdos; auxiliar o professor, quando necessário, acompanhando as aulas de acordo com o projeto político pedagógico da unidade escolar; realizar registros das atividades desempenhadas; colaborar com o professor na observação do desenvolvimento de seus alunos surdos; participar de formações continuadas que subsidiarão a função desempenhada.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.
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