São Gonçalo do Amarante/RN amplia prazo de concurso

Oportunidades do concurso da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante exigem bacharelado em direito, registro na OAB e três anos de experiência profissional. Salário inicial de R$ 6,9 mil

Camila Diodato   Publicado em 18/01/2017, às 09h22

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, prorrogou as inscrições do concurso que dispõe de quatro vagas para procurador do município de terceira classe. Do total de oportunidades, uma se destina aos candidatos portadores de deficiência. 
Para concorrer a uma das chances é necessário possuir curso de nível superior em direito, registro de advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e experiência mínima de três anos em atividades jurídicas. O inicial corresponde a R$ 6.923,22 para jornadas de 40 horas semanais.
As inscrições no concurso da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante serão aceitas até 4 de fevereiro pelo endereço eletrônico do Ibam (www.ibam-concursos.org.br), a empresa responsável por organizar o certame. A taxa de participação custa R$ 200.
O processo seletivo terá as seguintes fases: provas objetivas, testes dissertativos e análise de títulos. Os exames objetivos estão marcados para 11 de março, enquanto as avaliações dissertativas acontecerão em 12 de março.

Atribuições do cargo do concurso da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante


Procurador do município de terceira classe - Defender judicial ou extrajudicialmente, os interesses da Fazenda Pública Municipal; realizar os trabalhos de assessoramento jurídico e o de consultoria do interesse do município que lhe sejam submetidos; participar de comissões, grupos de trabalho e órgãos colegiados; suprir a declaração de nulidade de qualquer ato administrativo ou sua revogação; sugerir a declaração de nulidade de qualquer ato administrativo ou sua revogação; solicitar as repartições e as autoridades administrativas do município os esclarecimentos necessários à defesa dos interesses do município; e exercer outras atividades inerentes à advocacia pública.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.