Prefeitura abre 52 oportunidades

A jornada de trabalho varia entre 20h e 40h semanais. Serão reservadas 5% das oportunidades para pessoas com deficiência.

Redação   Publicado em 29/12/2011, às 13h13

A Prefeitura de São José de Ubá, Estado do Rio de Janeiro, publicou dois editais, sendo um para concurso público e outro de processo seletivo, visando o preenchimento de 52 vagas em diversos setores e níveis escolares.

No processo seletivo são 21 oportunidades. Quem possui ensino fundamental poderá concorrer à função de agente comunitário de saúde. Já para candidatos com ensino médio os postos abertos são: técnico em enfermagem, auxiliar de enfermagem, auxiliar de escritório, auxiliar de radiologia, instrutor de artes cênicas, agente administrativo, instrutor de capoeira e orientador social. Os salários variam entre R$ 545 e R$ 628, 30.

Já para o concurso público são 31 oportunidades disponíveis. Para o ensino fundamental há vagas em aberto para o cargo de guarda municipal ambiental. Para o ensino médio as vagas são: bibliotecário, engenheiro florestal, tecnólogo em meio ambiente, professor de educação básica, técnico em enfermagem, auxiliar de consultório dentário e auxiliar de enfermagem.

Profissionais com graduação superior poderão concorrer às funções de médico ESF, médico endocrinologista, ginecologista obstetra, neurologista, pediatra, médico plantonista, e médico radiologista. Para se candidatar é necessário registro profissional no órgão ou conselho da classe. A remuneração oferecida oscila entre R$ 545 e R$ 2.940.

A jornada de trabalho varia entre 20h e 40h semanais. Serão reservadas 5% das oportunidades para pessoas com deficiência.

A data prevista para aplicação das provas objetivas é do dia 26 de fevereiro, nos períodos da manhã e tarde. A confirmação de data e as informações com os locais das provas serão divulgadas oportunamente.

Interessados devem efetuar sua inscrição no período de 9 a 29 de janeiro de 2012, no site www.consulplan.net. O valor da participação varia entre R$ 40 e R$ 70.

Mais informações podem ser obtidas nos editais em anexo ao lado.

Douglas Terenciano

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.