Concurso da Prefeitura de São Luís do Curu terá 47 oportunidades de nível fundamental, 47 para médio e 86 para superior. Diversas áreas de atuação serão contempladas
A licitação da Prefeitura de
São Luís do Curu, que fica na região metropolitana de Fortaleza, que visaria à contratação da banca organizadora do seu novo
concurso público foi declarada deserta, ou seja, não houve empresas participantes no processo. Desta forma, a seleção deve ser adiada, sendo que agora as possibilidades do órgão municipal são fazer uma nova licitação ou escolher uma instituição por meio de dispensa.
O processo seletivo da
prefeitura tem o objetivo de selecionar 180 profissionais em diversos cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.
Ensino
fundamental será requisito para as carreiras de agente de combate às endemias (5 oportunidades), auxiliar de serviços gerais (15), condutor de ambulância (2), merendeira (5), motorista na categoria “B” (2), motorista na categoria “D” (5), motorista de transporte escolar (2), operador de máquinas pesadas (2) e vigia (12).
Candidatos com nível
médio e/ou curso
técnico poderão pleitear as funções de agente administrativo (12), auxiliar de farmácia (5), auxiliar de saúde bucal (5), digitador (2), fiscal de obras e posturas (1), fiscal de tributos municipais (1), fiscal de vigilância sanitária (2), instrutor de informática (5), recepcionista (5), secretário escolar (3), técnico em edificações (1) e técnico em enfermagem (5).
Para quem possui formação
superior, o
concurso da Prefeitura de São Luís do Curu oferecerá chances nos cargos de assistente social (3), cirurgião dentista(5), educador físico (2), enfermeiro (5), enfermeiro plantonista (5), engenheiro civil (1), farmacêutico bioquímico (1), fisioterapeuta (2), fonoaudiólogo (2), médico clínico (3), médico plantonista (3), médico veterinário (1), nutricionista (2), professor de educação infantil (10), professor de educação fundamental (15), professor de ciências naturais (2), professor de educação física (1), professor de geografia (3), professor de história (4), professor de língua inglesa (2), professor de língua portuguesa (5), professor de matemática (5), professor AEE (2), psicólogo (2) e terapeuta ocupacional (1).
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.