Inscrições já estão abertas e serão aceitas até 24 de outubro. Vagas serão lotadas na rede municipal da Secretaria de Saúde
No Estado de
São Paulo, a
Prefeitura Municipal de São Paulo está com
inscrições abertas em dois editais de
concurso público que somam 651
vagas para os programas de residências médica, uni e multiprofissional.
Segundo os editais, o residente desenvolverá atividades na rede municipal da Secretaria de Saúde, sempre sob a supervisão de preceptores das equipes de saúde.
Quem pretende concorrer às vagas deve se inscrever no endereço eletrônico da Fundação Vunesp (
www.vunesp.com.br), até o dia 24 de outubro. A participação nos programas deverá ser comprovada mediante envio de declaração emitida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), até o dia 11 de novembro.
Haverá, ainda, uma taxa, no valor de R$ 186,52, que deverá ser paga até o prazo final das
inscrições.
O
concurso contará com uma única etapa: prova objetiva. Ela será composta por 50 questões de múltipla escolha e será realizada na cidade de
São Paulo no dia 27 de novembro.
O
edital de convocação, com os locais e horários da aplicação do exame, será publicado no site da organizadora do processo seletivo, a partir do dia 18 de novembro.
Ofertas para a residência médica 2017
Profissionais que possuem o
nível superior em medicina podem se inscrever para o cargo de médico nas especialidades de anestesiologia (13 vagas), cirurgia geral (43), clínica médica (111), dermatologia (3), medicina de família e comunidade (128), neurocirurgia (1), obstetrícia e ginecologia (72), ortopedia e traumatologia (28), otorrinolaringologia (2), pediatria (88), psiquiatria (27), cirurgia de mão (3), cirurgia de cabeça e pescoço (1), cirurgia de aparelho digestivo (2), cirurgia geral R3 (3), cirurgia pediátrica (1), cirurgia plástica (2), cirurgia vascular (6), coloproctologia (1), urologia (2), endocrinologia (2), gastroenterologia (2), geriatria (2), nefrologia (1), pneumologia (1), medicina intensiva adulto (3), endoscopia ginecológica (2), mastologia (2), gastroenterologia pediátrica (2), medicina intensiva pediátrica (5), neonatologia (18) e pneumologia pediátrica (1).
Vagas para a residência uni e multiprofissional 2017
Nível superior é requisito para o posto de
médico nos programas de neonatologia nas especialidades de enfermagem (4 vagas), farmácia (2), fisioterapia (2), fonoaudiologia (2), nutrição (2), psicologia (2) e serviço social (2); em urgência e emergência nas áreas de enfermagem (5), farmácia (1), fisioterapia (2), nutrição (1), psicologia (1) e serviço social (2); em intensivismo nas especialidades de enfermagem (4), farmácia (1), fisioterapia (2), nutrição (1), psicologia (3), serviço social (2) e terapia ocupacional (1); em buco maxilo facial na área de odontologia (8); nas práticas integrativas e complementares em saúde nas especialidades de biologia (2), educação física (2), enfermagem (2), farmácia (2), fisioterapia (2), fonoaudiologia (2), nutrição (2), psicologia (2), serviço social (2) e terapia ocupacional (2); e na saúde mental nas áreas de psicologia (1), serviço social (1) e terapia ocupacional (1).
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.