São Sebastião do Maranhão/MG: concurso reúne 36 vagas

Oportunidades no concurso da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Maranhão são para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias, que exigem o ensino fundamental completo

Patricia Lavezzo   Publicado em 26/09/2016, às 13h46

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Maranhão, localizada no Estado de Minas Gerais, já está com inscrições abertas de concurso público para provimento de 36 vagas temporárias, sendo três reservadas a pessoas com necessidades especiais. 
Oportunidades são para os cargos de agente comunitário de saúde (33 vagas) e agente de combate a endemias (3), cuja a exigência é de ensino fundamental completo e salário inicial de R$ 1.014. 

Inscrição e prova do concurso


Interessados poderão garantir a participação no concurso da Prefeitura de São Sebastião do Maranhão até o dia 6 de outubro. A ficha de cadastro está disponível no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br
Inscrições presenciais também serão aceitas das 8h às 11h e das 13h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados, na sede prefeitura, situada na Praça Serra Negra, 239 - Centro. 
O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 51, até o dia 7 de outubro. 
Com três horas de duração, a prova objetiva será aplicada no dia 30 de outubro. Ela será composta por 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa e 20 de conhecimentos específicos. 
A partir do dia 24 de outubro serão divulgadas as informações sobre os locais e horários do exame objetivo, no site do organizador do concurso

Atribuições dos cargos da prefeitura


Agente comunitário de saúde - realização do cadastramento das famílias; participação na realização do diagnóstico demográfico e na definição do perfil sócio econômico da comunidade, na identificação de traços culturais e religiosos das famílias e da comunidade, na descrição do perfil do meio ambiente da área de abrangência, na realização do levantamento das condições de saneamento básico e realização do mapeamento da sua área de abrangência; realização do acompanhamento das micro-áreas de risco; realização da programação das visitas domiciliares, elevando a sua frequência nos domicílios que apresentam situações que requeiram atenção especial; atualização das fichas de cadastramento dos componentes das famílias; execução da vigilância de crianças menores de 01 ano consideradas em situação de risco; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos; promoção da imunização de rotina às crianças e gestantes, encaminhando-as ao serviço de referência ou criando alternativas de facilitação de acesso; promoção do aleitamento materno exclusivo; monitoramento das diarreias e promoção da reidratação oral; monitoramento das infecções respiratórias agudas, com identificação de sinais de risco e encaminhamento dos casos suspeitos de pneumonia ao serviço de saúde de referência; monitoramento das dermatoses e parasitoses em crianças; orientação dos adolescentes e familiares na prevenção de DST/AIDS, gravidez precoce e uso de drogas; identificação e encaminhamento das gestantes para o serviço de pré-natal na unidade de saúde de referência; entre outras atividades. 
Agente de combate a endemias - efetuar o reconhecimento geográfico das áreas passíveis de desenvolvimento de endemias e pragas e o respectivo levantamento de índices de infestação, para definição de pontos estratégicos de combate; efetuar o combate às endemias e pragas, por meios mecânicos, químicos e biológicos; preencher boletins e relatórios de suas atividades; outras atividades estabelecidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde; dirigir veículos oficiais para exercer atividades próprias do cargo, desde que devidamente habilitado e autorizado por chefia ou autoridade superior.

Sobre Prefeitura São Sebastião do Maranhão

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.