Concurso da Prefeitura de Sete Lagoas traz chances para educador social, educador em abordagem social, assistente social, psicólogo e pedagogo. Prazo para se candidatar vai até 27 de agosto
A Prefeitura de Sete Lagoas, em Minas Gerais, abriu processo seletivo para o preenchimento de 22 vagas temporárias em cargos na Secretaria Municipal de Assistência e Social e Direitos Humanos.
Quem possui ensino médio pode concorrer como educador social (10 postos) e educador em abordagem social (1), ambas com salário de R$ 1.400.
Em nível superior há oportunidades no concurso da Prefeitura de Sete Lagoas para assistente social (5), psicólogo (5) e pedagogo (1). A remuneração é de R$ 1.800.
Concurso Prefeitura Sete Lagoas: inscrições e avaliação
Será possível se inscrever no
concurso da Prefeitura de Sete Lagoas até 27 de agosto, por meio do site
www.setelagoas.mg.gov.br. Não há cobrança de taxa de participação.
Composta por 16 questões de múltipla escolha, a prova objetiva abordará a Política de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O exame está marcado para 16 de setembro. Na segunda etapa, os candidatos passarão por análise de qualificação técnica e documental.
APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA PREFEITURA SETE LAGOAS - CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E SUPERIORA divulgação do resultado final do
concurso da Prefeitura de Sete Lagoas está prevista para ocorrer entre 9 e 17 de outubro. Os aprovados terão vínculo de um ano, prorrogável por mais um, de acordo com o
edital.
Atribuições do educador em abordagem social no concurso da Prefeitura de Sete Lagoas
Desenvolver atividades instrumentais e de registro, visando assegurar direitos, (re)construção da autonomia, autoestima, convívio e participação social dos usuários, a partir de diferentes formas e metodologias, contemplando as dimensões individuais e coletivas, considerando o ciclo de vida e ações intergeracionais; Identificar famílias e indivíduos com direitos violados, a natureza das violações, as condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, procedências, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições; Promover ações de sensibilização para a divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias; Desenvolver atividades individuais e coletivas de vivência, juntamente com os demais profissionais que atuam no serviço; Apoiar no acompanhamento dos encaminhamentos realizados; Desenvolver atividades de abordagem social e busca ativa das pessoas em situação de violação de direitos; Apoiar na identificação e registro de necessidades e demandas dos usuários, assegurando a privacidade das informações e subsidiando a equipe Técnica para elaboração de Relatórios; Participar das reuniões de equipe para o planejamento das atividades, avaliação de processos, fluxos de trabalho e resultado; Executar outras atividades compatíveis com a natureza da função quando solicitado pela Chefia Imediata e demais atribuições de acordo com as Orientações Técnicas dos Serviços.
Concurso Prefeitura Sete Lagoas: principais atribuições do educador social
Executar cuidados básicos com alimentação, higienização e proteção das crianças e adolescentes do serviço; Estabelecer relação afetiva, personalizada e individualizada com cada criança e/ou adolescente; Desenvolver atividades socioeducativas e de convivência e socialização visando à atenção, defesa e garantia de direitos e proteção com criança e/ou adolescente; Apoiar na identificação e registro de necessidades e demandas dos usuários, assegurando a privacidade das informações e subsidiando a equipe Técnica para elaboração do Plano de Acompanhamento Individual- PIA; Apoiar e monitorar os cuidados com a moradia, como organização e limpeza do ambiente e preparação dos alimentos; Acompanhar as crianças e adolescentes nos serviços de saúde, escola e outros serviços; Auxiliar a criança e o adolescente para lidar com sua história de vida, fortalecimento da autoestima e construção da identidade; Organizar e desenvolver oficinas e atividades socioeducativas individuais e coletivas de vivência; Participar das reuniões de equipe para o planejamento das atividades, avaliação de processos, fluxos de trabalho e resultado; Entre outras atividades.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.