Ofertas no concurso da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas estão distribuídas entre aos cargos de agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde
Patricia Lavezzo Publicado em 25/04/2018, às 11h08
Foram prorrogadas até o dia 7 de maio as inscrições do concurso da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, situada no Estado de Minas Gerais, a apenas 72 km da capital. A seleção visa o provimento de 574 vagas do seu quadro de pessoal.
Candidatos que têm o ensino médio completo podem concorrer para os cargos de agente de combate às endemias (257 vagas) e agente comunitário de saúde (317). O último posto ainda exige que o participante resida na área da comunidade em que atuará desde a data da publicação do edital. O salário inicial é de R$ 1.014 para carga horária semanal de 40 horas.
O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa - IBGP é o responsável pela organização e execução do processo de seleção. O formulário de inscrição está disponível no site www.ibgpconcursos.com.br. A taxa custa R$ 50.
O concurso da Prefeitura de Sete Lagoas será constituído de duas etapas: prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação prática para agente de combate às endemias, apenas eliminatória.
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 20 de maio. Ela será composta por 35 questões de múltipl escolha, sendo 10 de língua portuguesa (peso 1), cinco de noções de informática (peso 1), 10 de raciocínio lógico (peso 1) e 10 de conhecimentos específicos (peso 2).
Agente de combate às endemias - fiscalizar em residências, terrenos baldios, indústrias, ferro velhos, reciclagens, borracharias e todos os tipos de estabelecimentos comerciais com intuito de levantamento de índice amostral; vistoriar residências, terrenos baldios, indústrias, ferros velhos, reciclagens, borracharias e todos os tipos de estabelecimentos comerciais com intuito de tratamento e/ou eliminação de focos do mosquito aedes aegypti e outros vetores; realizar trabalho de conscientização populacional no ato das visitas domiciliares; atuar em ações educativas em saúde; realizar recenseamento de residências, terrenos baldios, indústrias, ferro velhos, reciclagens, borracharias e todos os tipos de estabelecimentos comerciais; participar de eventos vinculados à saúde pública; participar de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde; executar outras tarefas.
Agente comunitário de saúde - trabalhar com a descrição de famílias em base geográfica definida, a micro-área; cadastrar todas as pessoas de sua micro-área e manter os cadastros atualizados; orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade: as visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que as famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês; entre outras.
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.