Prefeitura Socorro/SP: concurso inscreve para 12 vagas

Oportunidades no concurso da Prefeitura Municipal de Socorro são para os cargos de professor de educação básica I e professor adjunto I. As inscrições serão aceitas até o dia 24 de fevereiro

Patricia Lavezzo   Publicado em 14/02/2017, às 09h53

Já estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Socorro, localizada no Estado de São Paulo. A seleção visa o preenchimento de 12 vagas temporárias para as funções dos afastamentos temporários existentes e dos que vierem a surgir no ano de 2017. 
As contratações temporárias, dos candidatos habilitados e classificados, serão realizadas sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Profissionais que têm o nível superior, em curso de licenciatura plena em pedagogia, ou normal em nível médio ou superior estão aptos às carreiras de professor de educação básica I (2 vagas) e professor adjunto I (10). O salário inicial é de R$ 1.601,73 para jornada de trabalho de 30 horas semanais. 

Inscrição e prova do concurso da Prefeitura de Socorro


Interessados deverão preencher a ficha de cadastro, disponível no endereço eletrônico da Integri Brasil (www.integribrasil.com.br), banca organizadora do processo seletivo, até o dia 24 de fevereiro. O valor da taxa de participação é de R$ 40. 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Com 2h30 de duração, o exame será composto por 30 questões, sendo 10 de legislação educacional, 10 de publicações institucionais e 10 de conhecimentos específicos. 
A avaliação objetiva será aplicada na cidade de Socorro no dia 12 de março. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização da prova serão divulgadas, oportunamente, no site da Integri Brasil.

Atribuições dos cargos da Prefeitura de Socorro


Professor de educação básica I - participar da elaboração da proposta pedagógica e do plano escolar do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e hora-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com a família e a comunidade; participar das decisões referentes à classificação e reclassificação dos alunos; proceder à observação dos alunos identificando necessidades e carências que interferem na aprendizagem informando a direção da escola; executar outras tarefas. 
Professor adjunto I - ministrar aulas dos componentes curriculares educação infantil/fundamental na ausência do professor da classe, em unidade escolar determinada pelo departamento de educação; atender às convocações para substituição nos impedimentos legais e temporários dos professores regentes de classes ou aulas por quaisquer períodos; cumprir com assiduidade e pontualidade os dias letivos e a carga horária de trabalho escolar, sem deixar de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e desenvolvimento profissional; elaborar o plano de aula de acordo com a proposta pedagógica; pesquisar e propor práticas de ensino que enriqueça a teoria pedagógica; selecionar ou confeccionar o material didático a ser utilizado, bem como o desenvolvimento das atividades junto aos alunos; entre outras. 

Sobre Prefeitura Socorro

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.