O edital do concurso da Prefeitura de Sorriso tem oportunidades para os cargos de motorista e professor em diversas áreas. Inscrições já estão abertas
A Prefeitura Municipal de Sorriso, no Estado do Mato Grosso, promove concurso público com 380 oportunidades temporárias para a área da educação. Os salários iniciais oferecidos partem de R$ 1.825,67 e chegam a R$ 3.651,34 por mês.
Candidatos que possuem ensino
fundamental completo, carteira de habilitação na categoria "D" ou "E" e curso para transporte escolar podem concorrer a uma das 15 chances disponíveis ao cargo de motorista.
Quem tem licenciatura plena e/ou curso normal
superior está apto para pleitear a carreira de professor nas seguintes áreas: inglês (9 vagas), língua portuguesa (22), matemática (18), educação física (60), história (15), geografia (7), artes (3), ciências (15) e pedagogia (216).
As inscrições do
concurso podem ser feitas no próprio site da
Prefeitura de Sorriso (
www.sorriso.mt.gov.br) até o dia 2 de janeiro. Não é cobrada taxa de participação no certame.
Todos os participantes passarão por uma prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha, sendo dez de conhecimentos gerais e legislação e dez de conhecimentos específicos. O teste acontecerá em 22 de janeiro, a partir das 8h, e terá duração máxima de três horas.
Como segunda etapa do c
oncurso da Prefeitura de Sorriso, haverá análise de títulos para professor (todas as especialidades) e avaliação prática para o posto de motorista.
Conteúdo programático para motorista
Conhecimentos gerais e legislação - Cultura geral (nacional e internacional); atualidades nacionais e internacionais; meio ambiente; cidadania; direitos sociais – individuais e coletivos; história e geografia do Brasil, Mato Grosso e do município de Sorriso Constituição Federal; Lei Orgânica Municipal; lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e Adolescente) e alterações; lei complementar municipal nº 134/2011, 139/2011, 140/2011 e suas alterações (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e dos Profissionais da Educação).
Língua portuguesa - Interpretação de textos informativos e literários; emprego das palavras: substantivo, verbo, adjetivo e pronome; emprego dos elementos relacionais: preposição e conjunção; estrutura sintática do período; domínio do gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; figuras de palavras; figuras de construção; figuras de pensamento; concordância nominal; concordância verbal.
Matemática - Números naturais, racionais, inteiros e reais: operações, expressões numéricas, expressões fracionárias, números decimais, problemas; equação do 1º e 2º graus: resolução, problemas; razão e proporção; regra de três; funções; progressão aritmética; noções de geometria plana; noções de matemática comercial e financeira.
Conhecimentos específicos - Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro. Resolução nº 168, de 14 de dezembro de 2004, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).