Sorriso/MT inscreve para concurso com 380 vagas

O edital do concurso da Prefeitura de Sorriso tem oportunidades para os cargos de motorista e professor em diversas áreas. Inscrições já estão abertas

Camila Diodato   Publicado em 21/12/2016, às 10h01

A Prefeitura Municipal de Sorriso, no Estado do Mato Grosso, promove concurso público com 380 oportunidades temporárias para a área da educação. Os salários iniciais oferecidos partem de R$ 1.825,67 e chegam a R$ 3.651,34 por mês.


Candidatos que possuem ensino fundamental completo, carteira de habilitação na categoria "D" ou "E" e curso para transporte escolar podem concorrer a uma das 15 chances disponíveis ao cargo de motorista.
Quem tem licenciatura plena e/ou curso normal superior está apto para pleitear a carreira de professor nas seguintes áreas: inglês (9 vagas), língua portuguesa (22), matemática (18), educação física (60), história (15), geografia (7), artes (3), ciências (15) e pedagogia (216).
As inscrições do concurso podem ser feitas no próprio site da Prefeitura de Sorriso (www.sorriso.mt.gov.br) até o dia 2 de janeiro. Não é cobrada taxa de participação no certame.
Todos os participantes passarão por uma prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha, sendo dez de conhecimentos gerais e legislação e dez de conhecimentos específicos. O teste acontecerá em 22 de janeiro, a partir das 8h, e terá duração máxima de três horas.
Como segunda etapa do concurso da Prefeitura de Sorriso, haverá análise de títulos para professor (todas as especialidades) e avaliação prática para o posto de motorista.

Conteúdo programático para motorista


Conhecimentos gerais e legislação - Cultura geral (nacional e internacional); atualidades nacionais e internacionais; meio ambiente; cidadania; direitos sociais – individuais e coletivos; história e geografia do Brasil, Mato Grosso e do município de Sorriso Constituição Federal; Lei Orgânica Municipal; lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e Adolescente) e alterações; lei complementar municipal nº 134/2011, 139/2011, 140/2011 e suas alterações (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e dos Profissionais da Educação).
Língua portuguesa - Interpretação de textos informativos e literários; emprego das palavras: substantivo, verbo, adjetivo e pronome; emprego dos elementos relacionais: preposição e conjunção; estrutura sintática do período; domínio do gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; figuras de palavras; figuras de construção; figuras de pensamento; concordância nominal; concordância verbal.
Matemática - Números naturais, racionais, inteiros e reais: operações, expressões numéricas, expressões fracionárias, números decimais, problemas; equação do 1º e 2º graus: resolução, problemas; razão e proporção; regra de três; funções; progressão aritmética; noções de geometria plana; noções de matemática comercial e financeira.
Conhecimentos específicos - Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro. Resolução nº 168, de 14 de dezembro de 2004, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Sobre Prefeitura Sorriso

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.