Concurso Prefeitura de São Paulo (Prefeitura SP) terá 50 vagas para o cargo de analista de planejamento e desenvolvimento organizacional
Fernando Cezar Alves Publicado em 02/03/2023, às 08h53 - Atualizado às 14h09
O novo concurso Prefeitura SP (Prefeitura de São Paulo) para o cargo de analista de planejamento e desenvolvimento organizacional, na área de contabilidade, já está em fase de escolha da banca. De acordo com movimentação interna, o processo da seleção segue, atualmente, no Núcleo de Contratação de Instituição Realizadora de Concursos. Somente após a escolha da empresa e assinatura do respectivo contrato poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições. A seleção é aguardada desde 17 de novembro, quando autorizada pelo prefeito Ricardo Nunes. Novas informações devem ser divulgadas em breve.
Somente após a escolha da empresa e assinatura do respectivo contrato poderá ser confirmada a data precisa de publicação do edital de abertura de inscrições. No entanto, a expectativa é de que a liberação possa ocorrer ainda no primeiro semestre.
Ao todo, a prefeitura deve oferecer 50 vagas para o cargo. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior na área e registro no Conselho Regional de Contabilidade. No último concurso para a carreira, realizado em 2015, a remuneração inicial da carreira era de R$ 5.392,96. O valor atual ainda deve ser confirmado.
Cabe ao profissional da área:
O último concurso Prefeitura SP para o cargo de analista de planejamento e desenvolvimento organizacional na área de contabilidade, realizado em 2015, contou com uma oferta de 73 vagas, sendo quatro reservadas para portadores de deficiência e 15 para pretos e pardos. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Vunesp.
A prova objetiva contou com 80 questões, da seguinte forma:
Cada questão de conhecimentos específicos contou com peso dois e cada questão das demais disciplinas contou com peso um.
Além disso, os participantes foram submetidos a uma prova dissertativa, com uma redação sobre tema de realidades municipais ,além de um estudo de caso e uma questão dissertativa sobre conhecimentos específicos, considerando aspectos orçamentários, demonstrativos aplicados ao setor público e demonstrativos da lei de responsabilidade fiscal.
Para a classificação final também foram considerados títulos, com limite de 13,5 pontos.
concursos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores
O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.