Taboão da Serra/SP: concurso oferece 56 vagas

Destinadas a profissionais de nível fundamental, chances no concurso da Prefeitura de Taboão da Serra são para função de agente comunitário de saúde. Inscrições começam em 16 de agosto

Samuel Peressin   Publicado em 14/08/2017, às 15h43

A Prefeitura de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, recebe a partir de 16 de agosto as inscrições do processo seletivo para contratação de 56 agentes comunitários de saúde, sendo três vagas destinadas a pessoas com deficiência. A seleção também formará cadastro reserva.

Os candidatos devem possuir ensino fundamental completo e residir, no mínimo, há dois anos na comunidade em que pretendem atuar. A carreira apresenta vencimentos iniciais de R$ 1.014 e tem jornada semanal de 40 horas.

As ofertas no concurso da Prefeitura de Taboão da Serra estão distribuídas entre cinco localidades: Jardim Margaridas (3 postos), Jardim Salete (10), Panorama (13), Jardim Record (26) e Santo Onofre (4).

Concurso Prefeitura Taboão da Serra: inscrições e avaliação


O concurso da Prefeitura de Taboão da Serra é organizado pelo Instituto Zambini, que recebe inscrições até 8 de setembro, exclusivamente pela internet, no endereço: www.zambini.org.br. O valor da taxa é de R$ 45,90.

APOSTILAS ONLINE E IMPRESSA PREFEITURA DE TABOÃO DA SERRA/SP - AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Programada para 1º de outubro, a prova objetiva cobrará a resolução de 10 perguntas de língua portuguesa e 20 de conhecimentos específicos.

O concurso da Prefeitura de Taboão da Serra terá validade de um ano, prorrogável por mais um, a critério do governo municipal, conforme estabelece o edital, disponível para consulta entre os anexos da notícia.   

Atribuições do agente comunitário de saúde no concurso da Prefeitura de Taboão da Serra


Realizar atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde nos domicílios e coletividade, em conformidade com as diretrizes do SUS, e estender o acesso às ações e serviços de informação e promoção social e de proteção da cidadania; auxiliar as pessoas e os serviços na promoção e proteção da saúde; identificar situações de risco individual e coletivo; promover a educação para a conquista da saúde; acompanhar e encaminhar pessoas com agravo à saúde às unidades de saúde; notificar aos serviços de saúde as doenças que necessitam vigilância; efetuar o cadastramento das famílias da comunidade; estimular a participação comunitária; analisar, com os demais membros da Equipe, as necessidades da comunidade; preencher formulários dos sistemas de informações pertinentes ao Programa de Saúde da Família; atuar no controle das doenças epidêmicas; participar das ações de saneamento básico e melhoria do meio ambiente; acompanhar as condições de saúde das crianças, prioritariamente até os cinco anos de idade, e gestantes; incentivar a vacinação; estimular o aleitamento materno; executar o controle de doenças diarreicas; prevenir doenças respiratórias; prestar orientações sobre cuidados de higiene; executar tarefas afins.

Sobre Prefeitura de Taboão da Serra

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas a ela.